Tecnologia

TakeVista ajuda a registrar focos de dengue com o smartphone

Aplicativo ajuda os usuários a participar ativamente na melhoria das condições de suas cidades


	TakeVista foir criado pela empresa de TI Sisplus, que tem sede em Jundiaí, em São Paulo
 (Divulgação/INFO)

TakeVista foir criado pela empresa de TI Sisplus, que tem sede em Jundiaí, em São Paulo (Divulgação/INFO)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2015 às 18h36.

São Paulo - O TakeVista é um aplicativo gratuito que ajuda os usuários a participar ativamente na melhoria das condições de suas cidades.

Para fazer isso, o programa permite que as pessoas registrem os problemas dos seus bairros em fotos e vídeos e encaminhem as reclamações para os órgãos responsáveis.

Para começar a usar o app, será necessário criar manualmente uma conta e ativá-la. Com login feito, o usuário poderá começar a registrar os problemas do seu bairro, através da aba “Nova Ocorrência”.

Para funcionar corretamente, o TakeVista exige permissão de acesso à câmera, ao álbum de fotos e ao GPS do aparelho.

É possível tirar até três fotos da ocorrência ou gravar um vídeo de 30 segundos. Após o registro visual, o aplicativo irá mostrar uma lista com todas as hashtags disponíveis, em vez de deixar o usuário criar a própria hashtag.

Embora a lista pronta de hastags possa parecer uma limitação do programa, ela funciona, na verdade, como uma forma de padronização das reclamações, o que permite maior eficiência do app na hora de encaminhar as reclamações para as instituições responsáveis.

Além da hashtag, também é possível fazer um pequeno comentário em texto ou em áudio que será encaminhado junto a foto. Nessa parte, é interessante adicionar informações que indiquem desde quando o problema está acontecendo e quais foram as consequências dele.

O usuário também pode escolher se quer compartilhar sua reclamação no Facebook, Twitter ou Google+. E, após selecionar tudo, a ocorrência será enviada com sucesso para os órgãos responsáveis.

A lista de hashtags é carregada de acordo com a localização do usuário, pois, em algumas situações, o encaminhamento da ocorrência é feito diretamente para uma instituição municipal.

Em testes realizados por INFO, 12 hashtags apareceram na lista, cujos temas vão desde #Dengue e #Saneamento a #IluminacaoPublica e #Transito.

A hashtag “Dengue”, lançada em março, é válida para todo o Brasil. Quando o usuário enviar sua ocorrência, ela será encaminhada para os centros e grupos de vigilância sanitária, estaduais e regionais, que foram cadastrados no banco de dados do TakeVista.

Já a hashtag #IluminacaoPublica, que serve para registrar casos de lâmpadas acesas durante o dia ou apagadas à noite, foi adicionada em dezembro do ano passado, após uma parceria do TakeVista com o ILUME (Departamento de Iluminação Pública), da Prefeitura de São Paulo.

Desde que passou a funcionar, já houve o registro de 350 ocorrências relacionadas a iluminação pública. Destes, 299 foram atendidos pela ILUME, enquanto os 50 restantes estão em processo de conclusão.

O TakeVista foir criado pela empresa de TI Sisplus, que tem sede na cidade de Jundiaí, em São Paulo, e atua há quase 25 anos na área de identificação automática e coleta de dados elaborados para comércio, indústrias e órgãos públicos.

Acompanhe tudo sobre:Appscidades-brasileirasImagemINFO

Mais de Tecnologia

ServiceNow lida com crise e saída de COO em meio a expectativas de balanço positivo

CrowdStrike dá vale-presente de US$ 10 a funcionários que resolveram apagão cibernético

CEO do Spotify confirma que assinatura "deluxe" com áudio de alta fidelidade chegará em breve

CrowdStrike: o bug em mecanismo de segurança que causou o apagão cibernético

Mais na Exame