Tecnologia

Tablet Google Nexus 9 será fabricado pela HTC, diz jornal

Google muda de parceiros de hardware para evitar monopólio

HTC One M8 (Divulgação)

HTC One M8 (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 22 de setembro de 2014 às 17h27.

O tablet de nove polegadas que seria chamado de Nexus 9 será fabricado pela HTC, de acordo com reportagem do Wall Street Journal. A empresa abandonou esse segmento de mercado em 2011 após as pífias vendas do tablet de sete polegadas Flyer. À época, os executivos da empresa informaram que só iriam voltar a investir em produtos dessa categoria se houvesse uma razão convincente.

Segundo a reportagem, engenheiros da HTC realizam viagens constantes para a sede do Google, em Mountain View, na Califórnia. Uma fonte anônima informa que o Google prefere mudar de fabricante de hardware para evitar a formação de monopólio. Nos últimos dois anos, a Asus foi responsável pela linha de tablets de sete polegadas Nexus. A LG, por outro lado, ficou encarregada de produzir os smartphones da mesma família. A Samsung também tinha uma aliança com o Google para fabricar o tablet Nexus 10.

"O Android é um ecossistema vibrante e há muitos competidores da indústria se saindo bem. Há muito espaço para que as empresas parceiras se saiam bem e fazerem coisas inovadoras com o Android", informou o Google sobre essa questão. A HTC não comentou oficialmente sobre a produção do Nexus 9.

O nome do novo tablet do Google surgiu em um processo da Nvidia contra a Qualcomm e a Samsung. "O tablet Nexus 9, esperado para o terceiro trimestre de 2014, também deve utilizar o processador K1", de acordo com o documento que foi divulgado em 10 de setembro pelo site Droid-Life.

Fontes anônimas também confirmaram ao The Verge a existência e iminente lançamento do tablet Nexus 9, que deverá chegar com o sistema Android L, nova edição do sistema mobile do Google.

A chegada do Nexus 9 ao mercado brasileiro é duvidosa, uma vez que a HTC deixou o mercado nacional em junho de 2012.

11 tablets com duração de bateria excelente, segundo o INFOlab

Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleHTCINFONexusSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA