Tecnologia

Steve Ballmer deixa cargo no conselho da Microsoft

Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft, acaba de anunciar que deixará seu posto no conselho administrativo da empresa para se dedicar ao time de basquete LA Clippers.

ballmer (Getty Images)

ballmer (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2014 às 13h20.

Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft, acaba de anunciar que deixará seu posto no conselho administrativo da empresa para que possa focar somente em seu novo cargo de dono do time de basquete LA Clippers

Em uma carta ao atual CEO da Microsoft Satya Nadella, Ballmer disse que planeja manter suas ações individuais da empresa, mas que sua continuidade no conselho seria inviável neste momento — o executivo vem nos últimos seis meses dividindo seu tempo entre a gestão do Clippers, ‘contribuições civis’, estudos e aulas. 

Em resposta à carta de Ballmer, Nadella agradeceu todo o empenho do ex-executivo na Microsoft. “Embora suas ideias e liderança farão falta dentro do conselho, entendo e apoio a sua decisão”. 

Perfil - Desde que anunciou sua saída do cargo de CEO da Microsoft em agosto de 2013, Ballmer mantinha um contrato até novembro deste ano para participar do conselho administrativo da empresa, o qual decidiu deixar a partir de hoje. 

Ballmer deixa um legado de grandes acertos, mais do que erros. Sob seu comando a Microsoft lançou sistemas como o Windows XP, Windows 8 e Windows Phone, o console Xbox e adquiriu o Skype e a divisão mobile da Nokia. 

O ex-executivo chegou à Microsoft em 1980, sendo o trigésimo funcionário a entrar na companhia fundada em 1975. Em 2000, quando Bill Gates deixou a Microsoft, Ballmer assumiu o cargo de CEO. 

Ao longo dos 13 anos de Ballmer à frente da empresa, a Microsoft obteve lucros, muito devido ao sucesso do sistema Windows XP e do exponencial crescimento da indústria de informática. 

Mas o sucesso também foi pontuado com algumas estratégias equivocadas. O sistema Windows Mobile se mostrou incapaz de ampliar a participação da Microsoft entre as plataformas móveis e Ballmer e sua equipe se viram forçados a renovar o setor e lançar um novo sistema, o Windows Phone, que após alguns anos começou a se estabilizar no competitivo mercado de dispositivos móveis.

Ballmer também participou das principais mudanças da empresa com o lançamento do Windows 8 e da aposta da Microsoft em se tornar uma companhia de serviços e hardware com produtos como o tablet Surface. 

12 lançamentos na gestão de Steve Ballmer
Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOMicrosoftPersonalidadesSteve BallmerTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site