Tecnologia

Startup russa cria ´Google Glass´ dentro de capacetes de motos

São Paulo - A startup russa LiveMap desenvolveu uma solução que promete resolver os problemas de navegação e acesso a dados para quem usa motocicletas. 

live-map (Divulgação)

live-map (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

São Paulo - A startup russa LiveMap desenvolveu uma solução que promete resolver os problemas de navegação e acesso a dados para quem usa motocicletas. 

Ao contrário dos carros, em que o motorista pode desviar seu olhar para manipular painéis sensíveis ao toque, monitores de GPS ou conectar seu smartphone em um sistema de viva voz, nas motos este tipo de interação é muito mais difícil e inseguro, já que as chances de o motoqueiro perder o equilíbrio e envolver-se em um acidente são bem maiores.

Para tentar contornar estas limitações, um grupo de engenheiros russos desenvolveu um capacete que integra capacidade computacional de um smartphone de ponta com um sistema de reconhecimento de voz e projeção de imagens no visor do capacete do motociclista.

Na prática, o dispositivo criado pela LiveMap funciona de modo similar ao Google Glass, com a diferença de projetar informações no visor do capacete e não em um pequeno visor em frente ao olho direito do usuário.

De acordo com Andrew Astishchev, fundador da LiveMap, a ideia da empresa foi integrar tecnologias criadas para computação vestível em um dispositivo usado em todo o mundo. “A indústria da computação ganhou muito mercado embarcando dispositivos e novas tecnologias em automóveis. Nós desenvolvemos uma forma de levar estes recursos também para os usuários de veículos duas rodas”, diz Astishchev.

Para desenvolver o capacete de realidade aumentada, a LiveMap obteve 150 mil dólares de um fundo de investimento de seu país, a Rússia, valor suficiente para produzir alguns protótipos do capacete.  Segundo Astishchev, a ideia da empresa é que o produto final custe em torno de 2 mil dólares e possa ser comercializado já no início de 2014.

Com o capacete, o ciclista pode falar um endereço e, por comando de voz, acionar o GPS de seu dispositivo. Então, um mapa será projetado em seu visor e permitirá ao motociclista chegar ao destino desejado. Informações como velocidade da moto e outros dados em geral disponíveis no painel da motocicleta também poderão ser exibidas no visor. “Há um enorme potencial para sofisticarmos esta solução, sobretudo criando aplicações em parceria com os fabricantes de motos”, diz Astishchev.

No vídeo abaixo, é possível ver como funcionará este dispositivo.

//www.youtube.com/embed/wCfjX-KEWmA

 

Acompanhe tudo sobre:Google GlassINFOStartups

Mais de Tecnologia

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site