Tecnologia

Sony e Microsoft se aliam para aprimorar serviços de jogos na nuvem

Iniciativa conjunta das empresas chega depois de o Google anunciar a entrada no setor de jogos, ao anunciar o Stadia

Microsoft e Sony: aliança estratégica visa "oferecer experiências melhores de entretenimento para os clientes de todo mundo" (Mike Blake/Reuters)

Microsoft e Sony: aliança estratégica visa "oferecer experiências melhores de entretenimento para os clientes de todo mundo" (Mike Blake/Reuters)

E

EFE

Publicado em 17 de maio de 2019 às 06h24.

Última atualização em 17 de maio de 2019 às 06h25.

Tóquio - A Sony e a Microsoft anunciaram nesta sexta-feira (17) uma aliança histórica para aprimorar os serviços de jogos na nuvem, setor no qual as empresas são rivais.

O memorado de entendimento assinado pelas duas companhias afirma que elas se comprometem a "explorar o desenvolvimento conjunto de soluções na nuvem", com o objetivo de "apoiar os respectivos serviços de jogos e streaming".

A aliança estratégica visa "oferecer experiências melhores de entretenimento para os clientes de todo mundo". Além dos serviços na nuvem, as duas empresas vão colaborar no desenvolvimento de chip semicondutores e de sensores inteligentes de imagem.

Desta forma, a ideia é combinar o potencial dos dispositivos de imagem da Sony, que produz o PlayStation, com a tecnologia de inteligência artificial da plataforma Azure, da Microsoft, dona do Xbox, para dar aos clientes opções mais amplas.

O executivo-chefe da Sony, Kenichiro Yoshida, afirmou que a aliança contribuirá para o avanço cos "conteúdos interativos".

Já o diretor-executivo da Microsoft, Satya Nadella, elogiou a liderança tecnológica da Sony no setor e afirmou que a aliança será construída sobre essa história de inovação da concorrente.

A iniciativa conjunta de Sony e Microsoft chega depois de o Google anunciar a entrada no setor de jogos, ao anunciar o Stadia, um serviço de streaming de games.

A Apple também quer entrar neste mercado e apresentou brevemente em sua última conferência o Arcade, um plano de assinatura com jogos para iPhones, iPads e Macs.

Acompanhe tudo sobre:MicrosoftSonyComputação em nuvemJogos

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs