Software usa Kinect para ensinar regência musical
O sensor de movimentos Kinect pode ser usado para ensinar regência musical
Lucas Agrela
Publicado em 21 de outubro de 2013 às 17h11.
Dos videogames para as salas de aula, o sensor de movimentos da Microsoft, chamado Kinect, pode ser usado para ensinar regência musical. Esse é o projeto de mestrando de Caio Cesar moreira na Universidade de São Paulo.
O processo de ensino da regência de coral é baseado, atualmente, apenas na repetição de movimentos mostrados pelo professor. A ideia é usar o Kinect para detectar possíveis erros e qualificar as indicações do futuro regente. Com isso, o professor poderia avaliar individualmente os alunos.
O programa cria uma visão 3D dos pontos que os movimentos do aprendiz devem atingir. Após a execução, uma nota automática é atribuída ao aluno.
O uso de tecnologias de consoles na música não é novidade, mas, sim, no ambiente escolar. O Wii Remote, controle do videogame Nintendo Wii, já foi usado como batuta em um software criado pelo professor Bernd Bruegge, da Universidade de Munique. O programa chamado Pinocchio permite conduzir uma peça musical já escrita - com foco na prática, e não no ensino.
A escolha do Kinect para o propjeto de Monteiro se deu devido a uma boa relação custo benefício, a facilidade de se encontrar em lojas, por ele utilizar o USB e ter uma detecção de movimentos precisa.