Tecnologia

Software usa Kinect para ensinar regência musical

O sensor de movimentos Kinect pode ser usado para ensinar regência musical

Kinect (Divulgação)

Kinect (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 21 de outubro de 2013 às 17h11.

Dos videogames para as salas de aula, o sensor de movimentos da Microsoft, chamado Kinect, pode ser usado para ensinar regência musical. Esse é o projeto de mestrando de Caio Cesar moreira na Universidade de São Paulo.

O processo de ensino da regência de coral é baseado, atualmente, apenas na repetição de movimentos mostrados pelo professor. A ideia é usar o Kinect para detectar possíveis erros e qualificar as indicações do futuro regente. Com isso, o professor poderia avaliar individualmente os alunos.

O programa cria uma visão 3D dos pontos que os movimentos do aprendiz devem atingir. Após a execução, uma nota automática é atribuída ao aluno.

O uso de tecnologias de consoles na música não é novidade, mas, sim, no ambiente escolar. O Wii Remote, controle do videogame Nintendo Wii, já foi usado como batuta em um software criado pelo professor Bernd Bruegge, da Universidade de Munique. O programa chamado Pinocchio permite conduzir uma peça musical já escrita - com foco na prática, e não no ensino.

A escolha do Kinect para o propjeto de Monteiro se deu devido a uma boa relação custo benefício, a facilidade de se encontrar em lojas, por ele utilizar o USB e ter uma detecção de movimentos precisa.

 

Acompanhe tudo sobre:Indústria eletroeletrônicaMicrosoftGamesINFOXboxKinect

Mais de Tecnologia

Drones roubam a cena das Olimpíadas de Inverno com imagens em alta velocidade

Rússia bloqueia completamente WhatsApp e sugere app estatal para conversas

Como jogo centenário virou estratégia para o Duolingo atrair a geração Z

Do bloco ao banco: especialista alerta para escalada de golpes no Carnaval