Nova York - A Apple planeja lançar na próxima semana uma nova plataforma de software que transformará o iPhone em uma espécie de controle remoto do lar, com capacidade de ligar e desligar luzes, sistemas de segurança e eletrodomésticos, entre outras funções.
A companhia tecnológica realizará a apresentação do software no próximo dia 2 de junho em uma conferência em San Francisco, na Califórnia, informou o canal financeiro "CNBC", que cita fontes conhecedoras do projeto.
De acordo com o canal citado, a Apple deseja se adiantar em relação aos seus concorrentes, como Samsung e Google , e se aprofundar no campo dos aplicativos de automatização, tendo em vista que as vendas mundiais de smartphones começam a se estagnar nos mercados desenvolvidos.
A "CNBC" lembra que este movimento da Apple chega depois que Google anunciasse em janeiro a compra da Nest Labs, fabricante de termostatos e alarmes de incêndios conectados a internet, uma operação de US$ 3,2 bilhões.
Além disso, recentemente, a Samsung também lançou uma linha de eletrodomésticos que podem ser controlados a partir de smartphones e relógios.
Neste aspecto, o objetivo da Apple é fazer com que seus clientes tenham mais motivos para comprar dispositivos com sistema operacional iOS, como iPhone e tablets iPad, junto com o receptor para televisão Apple TV (que terá uma versão mais avançada lançada ainda neste ano) para controle dos sistemas do lar.
São Paulo -- Tim Cook, o CEO da
Apple , já afirmou que a empresa terá muitas novidades no segundo semestre deste ano. Informações vazadas por fontes diversas permitem prever algumas delas. Veja nossa lista a seguir, lembrando que esses
rumores podem ou não se confirmar.
2. iPhone 6 2 /12(Martin Hajek / NoWhereElse.fr)
A Apple deve lançar pelo menos um modelo do iPhone com tela de mais de 4 polegadas neste ano. Informações de fabricantes asiáticos de componentes apontam para um
iPhone 6 (o nome não é oficial) de 4,7 polegadas. Se a empresa seguir seu calendário habitual, ele será anunciado em setembro.
3. iPhone Air 3 /12(Peter Zigich)
Sabe-se que a Apple trabalha num iPhone com tela gigante, de 5,5 polegadas, que alguns vêm chamando de iPhone Air. Mas há relatos dizendo que a empresa tem tido dificuldade para achar fornecedores para a bateria e a tela do aparelho. Por isso, seu lançamento pode ficar para o fim do ano ou para 2015.
4. iPhone 6c 4 /12(Joseph Farahi / Reprodução)
Algumas fontes têm afirmado que a Apple terá, também, um novo iPhone de 4 polegadas neste ano. Seria um modelo menos caro que os outros, projetado para suceder o
iPhone 5c . Ainda não há muitas evidências de que esse iPhone 6c existe mesmo. Mas seria fácil para a Apple produzi-lo.
5. iWatch 5 /12(Divulgação/Todd Hamilton)
Sabe-se que a Apple tem mais de uma centena de profissionais trabalhando em seu relógio inteligente, apelidado de
iWatch . Pelo perfil deles, percebe-se que o relógio terá foco em saúde e condicionamento físico. É provável que esse gadget seja lançado no segundo semestre, talvez junto com o iPhone 6. E o jornal China Times
afirma que a fabricação já começou.
6. iPad Air 2 6 /12(Divulgação/Apple)
A segunda geração do
iPad Air deve trazer o sensor de impressões digitais Touch ID (que estreou no iPhone 5s), o novo processador A8 e câmera melhorada, de 8 megapixels. Nos últimos dois anos, a Apple apresentou novos tablets em outubro. Mas há quem diga que a empresa pode antecipar a renovação da linha iPad neste ano.
7. iPad mini Retina 2 7 /12(Divulgação)
Como o iPad Air, o
iPad mini Retina deve ganhar novo processador (A8) e leitor de impressões digitais Touch ID, além de uma câmera melhor. O lançamento deve acontecer junto com o do iPad Air 2014. E é possível que a Apple continue vendendo o iPad mini Retina atual por um preço mais baixo, em substituição ao iPad mini original, de baixa resolução..
8. Apple TV 8 /12(Reprodução)
É improvável que a Apple lance um televisor completo neste ano. Mas ela deve renovar o Apple TV, o aparelhinho que recebe vídeo via rede e o exibe num televisor comum. A empresa anda negociando com estúdios de TV. Pode até lançar seu próprio serviço de conteúdo televisivo.
9. iOS 8 9 /12(Divulgação)
O iOS 8, nova edição do sistema operacional móvel da Apple, deve ser apresentado durante a conferência WWDC, que acontece em junho na Califórnia. Mas é provável que só seja liberado para os usuários em setembro, após o lançamento do iPhone 6. Além de suporte ao iWatch, o iOS 8 deve trazer aperfeiçoamentos no serviço de mapas e na assistente falante Siri.
10. Healthbook 10 /12(Carlos Quijano - http://www.behance.net/CarlosQG )
O
Healthbook é um novo app que a Apple está desenvolvendo para o iOS 8. Vai servir para o usuário monitorar a saúde e as atividades físicas. Deve trabalhar em conjunto com o iWatch nessa tarefa. É possível que o Healthbook seja apresentado em junho. Mas é também possível que a Apple deixe para revelá-lo em setembro, junto com o iWatch.
11. Mac OS X Syrah 11 /12(Divulgação)
A Apple deve apresentar uma nova versão do Mac OS X na conferência WWDC, em junho. Mas, como acontece com o iOS 8, é provável que o OS X 10.10 só seja liberado em setembro ou outubro. Com ele, o Mac deve ficar mais parecido com o iPhone e o iPad. É até possível que a assistente falante Siri faça sua estreia no Mac. Ainda não sabemos qual será o nome definitivo desse novo OS X, que vem sendo chamado de Syrah (uma variedade de uvas).
12. iPad Pro 12 /12(Montagem de PlaceIt.net com imagem de EXAME.com)
Rumores indicam que a Apple trabalha num iPad de 12 ou 13 polegadas, que vem sendo chamado de iPad Pro. Mas achamos improvável que ele seja lançado neste ano. Se virar realidade, será um concorrente para os tablets com Windows. Pode até ter teclado destacável.