Exame Logo

Smartphones Samsung serão os novos cartões de crédito

Aparelhos da marca serão compatíveis com a grande maioria dos terminais de pagamento do país

Samsung Pay: serviço de pagamentos da empresa funcionará em smartphones sofisticados (Divulgação/Samsung)

Lucas Agrela

Publicado em 18 de julho de 2016 às 10h00.

São Paulo – A Samsung vai permitir que você aposente o seu cartão bancário de plástico muito em breve. A empresa lançará no Brasil o serviço de pagamentos com smartphones chamado Samsung Pay. O serviço estará disponível no país a partir de 19 de julho.

Modelos selecionados de celulares da marca têm tecnologias que permitem a comunicação com terminais de pagamentos de pontos de vendas. Elas se chamam NFC e MST.

O NFC é uma tecnologia de comunicação por proximidade, presente em muitos smartphones topo de linha atualmente. Segundo a Cielo, mais de 70% das suas maquininhas de cartão têm suporte a ele.

Já o MST simula a tarja magnética do cartão bancário. Ou seja, terminais de pagamentos sem NFC podem funcionar com os smartphones da Samsung que tenham essa tecnologia de transferência de dados.

Após o cadastro do cartão bancário, os dados do usuário ficam em um compartimento criptografado dos smartphones da Samsung. Para autorizar um pagamento, é possível utilizar a impressão digital.

As transações feitas com o Samsung Pay no Brasil já virão com CPF cadastrado para a Nota Fiscal Paulista. A fabricante estima que mais 90% dos estabelecimentos comerciais do país são compatíveis com o seu novo serviço.

Os aparelhos com suporte para o Samsung Pay são os seguintes:

– Galaxy S7 e S7 edge;

– Galaxy A5 e A7 (2016);

– Galaxy Note 5;

– Galaxy S6 edge+;

Os modelos Galaxy S6 e S6 edge, lançados no ano passado, também terão suporte ao serviço de pagamentos da Samsung, porém, de forma limitada. Eles só poderão ser usados em terminais de pagamento com NFC. O MST, segundo a empresa, não foi homologado no país. Com esse anúncio, a Samsung contradiz o que informou a EXAME.com em março deste ano.

O Samsung Pay já funciona na Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, China, Austrália, Porto Rico e Espanha.

“Com o Samsung Pay, nós lideramos a inovação no pagamento móvel. Com a seguranca garantida pelo sistema Knox, pela biometria e pela tokenização. O Pay é um serviço prático que pode ser usado em qualquer lugar que aceite pagamentos com cartões de crédito e de débito”, afirmou Antonio Quintas, diretor sênior da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil,

No Brasil, será possível usar no Samsung Pay cartões do Banco do Brasil, Brasil Pré-Pagos, Caixa Econômica Federal, Santander e Porto Seguro Cartões a partir de 19 de julho. Banrisul, Bradesco, Itaú e  Nubank também terão suporte ao serviço, porém, ainda sem data definida (o prazo é de até 60 dias).

"O Brasil foi um dos pioneiros mundiais na adoção do cartão com chip. Como o advento do mobile e a entrada de tecnologias embarcadas de pagamento,  como o Samsung Pay e o Apple Pay, não tenho dúvida de que os brasileiros vão adotá-las", afirmou Percival Jatobá, vice-presidente de produtos da Visa Brasil, em entrevista a EXAME.com.

O banco Santander, que testa o Samsung Pay já há dois meses, informou que seus cartões múltiplos – com funções ativas de débito e crédito – já terão suporte ao serviço de pagamentos da fabricante sul-coreana logo nessa fase de lançamento.

"O mercado brasileiro é um dos maiores mercados de meios eletrônicos de pagamento do mundo. Estamos acostumados com cartões, vouchers, cartões pré-pagos, cartões únicos, entre outros. Há uma movimentação global, não só de pagamentos, mas de migrar muitas das experiências do dia a dia para o mundo mobile. Temos um exemplo do táxi, que hoje você pede e paga pelo celular. Quando vai ao cinema, você faz uma reserva e paga pelo app. Vemos cada vez mais isso, é uma tendência inevitável", segundo Rodrigo Cury, superintendente executivo do Santander da área de cartões.

Uma questão importante é o treinamento de atendentes de estabelecimentos comerciais para o pagamento com celulares. "Há a questão da cultura e treinamento dos lojistas. Isso vai ser gradual, conforme aumenta o uso desse método", afirmou Marcos Loução, diretor da Porto Seguro Cartões.

A Samsung diz que irá treinar varejistas para que eles saibam como processar uma compra paga com o Samsung Pay.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) registrou um aumento significativo no uso de serviços bancários via smartphones nos últimos anos. Por conta disso, a instituição acredita que o celular será a carteira digital do futuro.

Segundo previsão da consultoria TrendForce, Apple e Samsung podem liderar o segmento de pagamentos via celular.

Veja agora alguns apps

São Paulo - O destaque na nossa galeria de apps desta semana é o Prisma. O aplicativo aplica filtros que transformam a sua fotografia em uma obra de arte (ou quase). O app, está fazendo sucesso ao redor do mundo. Ele está disponível somente para iPhone, mas seus desenvolvedores prometeram uma versão para Android em breve. Além dele, temos outros cinco apps que podem ser de seu interesse. Veja a seguir os melhores aplicativos que testamos ao longo desta semana.
  • 2. Prisma

    2 /8(EXAME.com)

  • Veja também

    Grátis, em inglês, para iPhone O Prisma está ficando famoso. O app coloca filtros sobre as fotos para transforma-las em obras de arte. Alguns filtros imitam pintores famosos, como Picasso e Edvard Munch, outros apenas mudam as fotos com um estilo bastante peculiar. O resultado, ao contrário do que acontece por vezes com esse tipo de aplicativo, é muito bom. O produto final fica ainda melhor quando o usuário entende qual tipo de filtro funciona melhor com determinado tipo de foto. O ponto negativo é que as fotos precisam ser quadradas.
  • 3. Nutrino

    3 /8(Reprodução/EXAME.com)

  • Grátis (com compras no app), em português, para Android e iOS O Nutrino é um aplicativo de saúde e bem-estar. Ele permite que você registre sua alimentação diária, insira suas medidas e informe os exercícios que praticou. Como esse app não tem foco só em dieta, ele tem a possibilidade de adicionar dados sobre o seu sono e os seus sentimentos ao longo do dia.  É possível comprar pacotes de sugestões de refeições criadas com a computação cognitiva do IBM Watson. Oito refeições saem por 4 reais e 120, por 40 reais. Sem o plano de refeições, o registro alimentos não é dos melhores. Há poucos produtos vendidos no Brasil disponíveis no banco de dados. Se a ideia for só um diário de dieta, é melhor usar o My Fitness Pal.
  • 4. Instant

    4 /8(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android e iPhone O Instant é o app certo para quem quer analisar seus hábitos digitais—e não digitais também. O aplicativo é capaz de mostrar por onde o usuário esteve, por quanto tempo usou o smartphone, dormiu ou quantos passos deu ao longo de um dia. Algo interessante é um robô que é capaz de interagir por chat (mas que, infelizmente, funciona somente em inglês). Ele é capaz de buscar os dados para responder a perguntas como “por quanto tempo usei meu smartphone no dia 23 de abril?”.
  • 5. Mybridge

    5 /8(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para iPhone/iPad O Mybridge é o app para quem quer estar bem informado em assuntos sobre a parte técnica da tecnologia logo cedo. O público alvo do app são desenvolvedores, empreendedores e pessoas que trabalhem em startups. Ao fazer login, o usuário deve escolher duas entre quatro grandes áreas de interesse: design, marketing, empreendedorismo e desenvolvimento. Depois, cada uma é dividida em diversos subtópicos. Todas as manhãs, o usuário terá então 10 textos importantes para ler sobre os tópicos que escolheu para estar bem informado sobre o assunto. O ponto negativo é que todos os textos são em inglês.
  • 6. Graava

    6 /8(Reprodução/EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iOS Lembra do Windows Movie Maker do Windows XP? Este app é parecido com ele, porém, com mais tecnologia. O Graava foi criado por brasileiros com o objetivo de automatizar a edição de fotos e vídeos. Você pode selecionar as fotos por datas para que o seu vídeo de resumo de viagem ou fim de semana seja montado. Com isso, você pode compartilhar um só arquivo nas redes sociais, em vez de publicar todas as 50 fotos que tirou.
  • 7. Vaga Inteligente

    7 /8(Reprodução/EXAME.com/Divulgação)

    Grátis (com compras no app), em português, para Android e iOS O Vaga Inteligente é um aplicativo da Estapar que tem aprovação da Prefeitura de São Paulo para vender cartões virtuais de zona azul. Usando cartões bancários, o usuário pode comprar créditos manter para estacionar o seu carro em uma determinada vaga ao longo de até duas horas, conforme a lei municipal. Ao fim do período, o app manda uma notificação ao usuário para lembrá-lo de que chegou a hora de mover o veículo para não ser multado. As tarifas cobradas são as mesmas praticadas atualmente: 5 reais por folha e 45 reais por 10 unidades.
  • 8. Quer mais apps?

    8 /8(lzf/Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaOlimpíada 2016Olimpíadaspagamento-via-celularSamsungSmartphones

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame