Edward Snowden (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.
Moscou - O senador da Rússia Ruslan Gattarov anunciou nesta quarta-feira que vai ajudar a organizar uma campanha para recolher fundos para o ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, que no último dia 1º recebeu asilo temporário na Rússia.
O legislador, que lidera uma comissão parlamentar que investiga a interceptação de informações pessoais de cidadãos russos pelos serviços secretos dos Estados Unidos, explicou à agência "Interfax" que se trata de uma iniciativa de várias pessoas, inclusive blogueiros e representantes da comunidade da internet.
"Dizem que Snowden vai precisar de dinheiro e estão dispostos a ajudá-lo. Falei com seus representantes e eles aprovaram a iniciativa, pois disseram que o dinheiro dele está acabando e que a coleta de fundos poderia ser uma boa ideia", afirmou.
Também explicou que especialistas em informática ofereceram seus serviços, gratuitamente, para desenvolver um site com essa finalidade.
"Meu papel é estabelecer um vínculo entre os blogueiros e os técnicos em informática e iniciar o processo. Não tenho a intenção de abrir nenhuma conta, pois sou membro do Conselho da Federação (Senado)", disse Gattarov, ao explicar que está fazendo isso por ser um "cidadão que simpatiza com Snowden".
O senador explicou que considera que sua missão é garantir que os fundos cheguem a Snowden e evitar qualquer tipo de fraude com as doações.
O ex-técnico da NSA é requerido pela justiça dos EUA por ter divulgado à imprensa detalhes de uma trama de espionagem em massa das comunicações pelos serviços secretos americanos.
A Rússia se recusou a extraditar Snowden para os EUA com o argumento de que não existem acordos entre os países sobre o tema. O presidente russo, Vladmir Putin, disse que concederia asilo temporário para o jovem se ele interrompesse suas atividades que são contrárias aos interesses dos Estados Unidos.