Tecnologia

Senado dos EUA define destino do programa da NSA nesta terça-feira

A NSA interrompeu a coleta de dados a partir das 04H01 GMT (01H01 Brasília) desta segunda-feira

nsa (Getty Images)

nsa (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2015 às 18h07.

O Senado dos Estados Unidos prevê votar na terça-feira o projeto de lei que permite prosseguir com a coleta de dados de telefonemas por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA), anunciou nesta segunda o líder da maioria republicana, Mitch McConnell.

A NSA interrompeu a coleta de dados – hora, duração, número e chamadas – a partir das 04h01 GMT (01h01 Brasília) desta segunda-feira, após expirar a lei antiterrorista que previa este dispositivo de segurança. "Temos que trabalhar para consertar isto", disse McConnell.

O projeto de lei analisado pelo Senado permite restabelecer a coleta legal de dados telefônicos durante seis meses, com a responsabilidade de armazenar estes dados passando depois às operadoras de telefonia.

A reforma, chamada de "Freedom Act", já foi aprovada pela Câmara de Representantes, com republicanos e democratas unidos no desejo de controlar a coleta de dados por parte da NSA envolvendo os telefonemas de milhões de cidadãos americanos sem qualquer envolvimento com o terrorismo.

Acompanhe tudo sobre:EspionagemINFOPrivacidadeNSA

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint