EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h26.
A SanDisk concordou em comprar a israelense Msystems por 1,55 bilhão de dólares. De acordo com o americano The Wall Street Journal, o negócio é o mais recente do processo de consolidação por que passam as empresas que atuam com a tecnologia de "flash memory", um chip capaz de armazenar grandes quantidades de dados e muito utilizado em câmeras digitais, celulares e tocadores de música digital. Em junho, a Micron Technology comprou a Lexar Media, em outro movimento do setor, por 850 milhões de dólares.
Judy Bruner, diretora financeira da SanDisk, afirma que os negócios da sua empresa e da Msystems são complementares. Além disso, a companhia israelense poderá utilizar, agora, a capacidade produtiva da empresa californiana. "Este é um negócio que muda rapidamente e que requer capital intensivo", diz. Segundo Judy, a SanDisk espera investir cerca de 5 bilhões de dólares na capacidade instalada entre 2006 e 2008.
O acordo ainda está sujeito à aprovação dos acionistas da Msystems e das autoridades israelenses. Se concretizado, a nova controlada irá manter suas operações em Israel. Nos últimos tempos, a Msystems enfrentou vários problemas. Em maio, a empresa cancelou uma oferta pública de ações, alegando uma auditoria interna sobre os prêmios para opções de compra de ações. Em meados do mês passado, a empresa informou que irá reapresentar todos os seus resultados financeiros dos últimos seis anos, devido a irregularidades encontradas nas opções de compra de ações entre 1999 e 2003.