Samsung (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.
São Paulo - As Samsung Electronics previu resultados aquém de expectativas já modestas para seus lucros trimestrais na sexta-feira, aprofundando as preocupações de que seu negócio de smartphones pode ter atingido um pico, enquanto o crescimento das vendas do sucesso Galaxy começa a minguar e novos rivais surgem para abocanhar sua fatia de mercado.
A empresa previu lucro operacional de 9,5 bilhões de wons (8,3 bilhões de dólares) para o segundo trimestre, abaixo da média esperada por 43 analistas ouvidos pela Thomson Reuters I/B/E/S, de 10,16 bilhões de wons. A divulgação dos resultados trimestrais é prevista para 26 de julho.
O Galaxy S, alimentado por Android, plataforma gratuita do Google, impulsionou a empresa sul-coreana para o topo do ranking de fabricantes de smartphones em 2012, ultrapassando a Apple, cujo iPhone estabeleceu um padrão para a indústria cinco anos antes.
Agora, os investidores temem que a Samsung deve também seguir os passos da Apple e outros fabricantes que já foram poderosos mas agora estão lutando com margens cada vez menores, em um setor em que as empresas vivem e morrem pela sua capacidade de ficar à frente da curva de inovação.