Tecnologia

Samsung NX200

Avaliação do editor Maurício Moraes / É muito fácil bater fotos com uma câmera compacta, mas as limitações são percebidas quando surge o desejo de produzir cliques mais criativos. Como migrar para um modelo avançado – mais pesado, complicado e caro – pode ser um obstáculo, câmeras híbridas como a NX200 tentam unir o melhor dos dois […]

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2012 às 11h44.

logo-infolab

Avaliação do editor Maurício Moraes / É muito fácil bater fotos com uma câmera compacta, mas as limitações são percebidas quando surge o desejo de produzir cliques mais criativos. Como migrar para um modelo avançado – mais pesado, complicado e caro – pode ser um obstáculo, câmeras híbridas como a NX200 tentam unir o melhor dos dois mundos. Com um sensor de tamanho similar ao de uma SLR básica e um corpo compacto, o aparelho usa lentes intercambiáveis e registra imagens com qualidade comparável à de uma reflex. A NX200 traz modos semiautomáticos e manuais, acessados por uma interface intuitiva. Um anel ao redor da lente, usado em conjunto com o botão iFn, permite regular abertura, velocidade ou compensação de exposição. O modelo inclui flash destacável. Sob o sol, às vezes, fica difícil de enxergar o visor de LCD.

Avaliação do editor Cauã Taborda /  Com pouco mais de dois anos de vida, a categoria de câmeras híbridas ganhou força e se consolidou com modelos interessantes. Na prática, as câmeras se diferenciam das compactas por apresentarem lentes intercambiáveis e sensores maiores, mas também se afastam das DSLRs por não apresentarem espelho. A NX200 confirma essa tendência com um sensor de bom tamanho, jogo de lentes amplo e registro de imagens e vídeos com qualidade superior à de máquinas mais simples.

O sensor APS-C CMOS de 20,3 megapixels representa uma grande evolução em relação ao modelo anterior. Com 14,6 MP, o sensor da NX100 registra vídeos em 720p, enquanto o novo modelo filma em 1.080p (Full HD), mesmo com o sensor não variando muito seu tamanho. Na NX200 ele mede 23,5 x 15,7 mm, contra 23,4 x 15,6 mm do modelo anterior. A sensibilidade ISO varia de 100 a 12.800, e mesmo nos valores mais altos, a redução de ruído é mais significativa do que em modelos concorrentes. No entanto, para reduzir o ruído aparente há uma perda nos detalhes nos valores mais baixos de ISO em alguns casos. 

O grande sensor da NX200 registrou imagens com bastante qualidade nos testes do INFOlab. Para quem deseja tirar fotos com simples pressionar de um botão, o modo automático faz um ótimo trabalho. Para os fotógrafos mais exigentes, os ajustes manuais se equiparam aos das DSLRs, como a Nikon D3100 ou Canon T2i. Outro grande trunfo das câmeras NX é o jogo de lentes disponíveis (vendidos separadamente). Com um tamanho de baioneta próprio, a câmera só aceita lentes fabricadas pela própria Samsung, ou lentes para baioneta K, da Pentax, com um adaptador.

Para armazenar as fotos e vídeos a câmera suporta cartões SD, SDHC E SDXC. O processamento de imagem é muito superior ao de uma compacta, permitindo oito disparos consecutivos no formato RAW e onze em JPEG. O processamento de imagens no formato RAW demora mais que o normal, mas para gerar arquivos JPEG a câmera não apresentou lentidão. A NX200 grava 25 minutos ininterruptos de vídeo em 1.080p a 30 quadros por segundo. Uma característica notável é oferecer o controle total sobre abertura e exposição. A câmera utiliza compressão H.264 (não há formato AVCHD) para gerar arquivos de no máximo 4GB. Não há conector para um microfone externo.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=FyyUE4pau6w&w=650&h=366]

Os controles da câmera são bem posicionados e é facil se acostumar com sua operação. Mesmo com um corpo compacto, a NX200 oferece uma pegada firme, mesmo para os fotógrafos mais habituados com as corpulentas DSLRs.

Esse modelo da Samsung representa uma grande evolução para a categoria, cumprindo bem o papel de segunda câmera para um profissional ou principal equipamento para um aficionado por fotografia.

Ficha técnica

Pixels efetivos20,3 MP
Zoom óptico2,5x (30 a 75 mm)
Filmagem1080p
LCD3
Peso415 g

Avaliação técnica

PrósCompacta; fácil de usar; gravação de vídeo em 1.080p
ContrasProcessamento de imagem demorado no formato RAW; sem conector para microfone;
ConclusãoCâmera com sensor de qualidade; bons recursos e gravação de vídeo acima da média para a categoria;
Imagem8,4
Velocidade8,2
Objetiva7,2
Visor7,9
Recursos8,4
Design8,3
Média8.1
PreçoR$ 2499
Acompanhe tudo sobre:Câmeras digitaisSamsung

Mais de Tecnologia

Meta abre dados do Instagram para estudo do impacto na saúde mental de adolescentes

O que é o Prime Day? Nos EUA, ele deve movimentar US$ 14 bilhões

Elon Musk decide transferir sedes da SpaceX e X para o Texas

81% da Geração Z no Brasil deixa de usar apps por preocupações com privacidade, diz pesquisa

Mais na Exame