Tecnologia
Acompanhe:

Samsung Level Link

Às vezes, pequenos acessórios chamam a atenção porque corrigem ou melhoram as funções de outros gadgets. Isso é exatamente o que o Level Link faz. O produto traz conexão Bluetooth para qualquer dispositivo de som antigo. Design O pequeno gadget tem um corpo bastante simples, feito de alumínio com acabamento em um material chamado poliuretano, que imita couro. A […]

L
Luccas Franklin

5 de agosto de 2015, 19h00

logo-infolab

Às vezes, pequenos acessórios chamam a atenção porque corrigem ou melhoram as funções de outros gadgets. Isso é exatamente o que o Level Link faz. O produto traz conexão Bluetooth para qualquer dispositivo de som antigo.

Design

O pequeno gadget tem um corpo bastante simples, feito de alumínio com acabamento em um material chamado poliuretano, que imita couro. A parte da frente possui apenas o logo da Samsung e um botão de play/pause (que o manual chama de “multifuncional”). Em uma ponta, há uma porta microUSB, para carregamento, enquanto na outra lado existe um conector P2. A chave que altera as funções, os controles de volume e os botões de troca de músicas ficam nas laterais do Level Link. Estes estão, estranhamente, nomeados de “Rewind” e “Fast Forward”, como num antigo vídeocassete. Na parte de trás, ainda há um prendedor para que o gadget seja usado em roupas. Por quê? O acessório pode dar conexão Bluetooth para fones de ouvido comuns.

A caixa ainda inclui um par de fones in-ear da Samsung, como os que acompanham a maior parte dos smartphones da marca, além de um cabo microUSB para carregamento e um minúsculo cabo P2 para conexão com os dispositivos de som.

Usabilidade

O funcionamento do Level Link é bastante simples: após pareá-lo com um smartphone, basta escolher qual a função a ser usada, com uma pequena chave.

No modo receive, o acessório deve ser ligado, pela porta P2, a entrada de som de um home theater, um receiver ou umpar de fones de ouvido que não tenha Bluetooth. Isso fará com que ele receba o som do smartphone pareado e o envie para a caixa de som que você deseja usar (via cabo P2). No modo send, o Level Link serve para fazer exatamente o contrário: enviar a saída de som de uma fonte de áudio sem Bluetooth para uma caixa de som com esse mesmo tipo de conexão.

Apesar de funcionar com qualquer fonte ou receptor de áudio, o Link é vendido como um acessório para acompanhar smartphones e fones de ouvido com fio. Somando pontos a essa vocação para a portabilidade estão os botões que controlam a reprodução e troca de músicas. Também há uma função que aciona o S Voice, se pareado a aparelhos Samsung compatíveis, além de um microfone, para que se atenda chamadas de voz com fones de ouvido convencionais (sem microfone embutido).

A simplicidade de utilização e funções do Level Link escondem um bom número de possibilidades. Se você tem um daqueles antigos (e ótimos) receivers enormes da década de 70, que subutilizado por não ter a conveniência do Bluetooth, o acessório da Samsung resolve o problema. Se você quer ouvir o som da TV durante uma sessão de filmes da madrugada, você pode usar o Level Link e um par de fones Bluetooth para curtir risadas ou explosões sem acordar seus vizinhos. Embora ouvir o som analógico de um tocador de LP por um sinal digital de Bluetooth acabe com o propósito do vinil, essa também é uma possibilidade, caso você assim deseje. Como o Level Link possui um pequeno amplificador interno, serve para utilizar mesmo com aparelhos não-amplificados, com boa qualidade de som e volume.

Vale a pena?

O Samsung Level Link é o tipo de acessório que, se vendido pelo preço certo, pode se tornar um padrão de mercado. Mas os 400 reais sugeridos pela Samsung são um pouco demais. É pequeno e incrivelmente versátil, a ponto de, de certa forma, mudar a relação do usuário com seus aparelhos de som e fones de ouvido, já que “tudo” passa a ter Bluetooth. Caso o intuito seja algo mais fixo e simples, um receptor Bluetooth da Logitech, por exemplo, custa 200 reais, mas não tem nem um terço das funções do Level Link. Em suma, o produto da Samsung cobra caro por versatilidade e portabilidade, mas poucos produtos de qualidade entregam tanto em uma embalagem tão pequena.

Ficha técnica

Peso 12 g
Tamanho 5,9 x 1,9 x 1,4 cm
Bluetooth 4.0
Bateria 6 horas (varia com o uso)
Conexões P2

Avaliação técnica

Prós Versatilidade, funciona como receptor e emissor, funciona a bateria.
Contras Preço alto
Conclusão Apesar do valor, não há o que reclamar. É um produto que junta várias funções simples e faz um bom trabalho.
Média 9.0
Preço R$ 399