Samsung Galaxy SII (Divulgação/Samsung)
Da Redação
Publicado em 28 de junho de 2011 às 21h03.
São Paulo - Os tão esperados smartphones com processamento dual core começam a chegar ao Brasil. Depois do Motorola Atrix foi a vez do Galaxy S II, da Samsung, que chega às lojas das operadoras e dos principais varejistas brasileiros na noite de segunda-feira, 27, ao preço cheio de R$ 1.999.
O aparelho contém dois processadores de 1,2 GHz, sistema operacional Android 2.3 e está preparado para acessar redes HSPA+ de uma portadora (até 21 Mbps). É o novo modelo top de linha da Samsung. A expectativa da empresa é de que o Galaxy S II supere as vendas mundiais de seu antecessor, o Galaxy S, que somam até agora 16 milhões de unidades. O Galaxy S II foi lançado há um mês na Coreia do Sul e em alguns mercados da Europa, totalizando até o momento mais de 1 milhão de unidades vendidas.
O lançamento no Brasil acontece junto com a maior parte do mundo, incluindo os EUA. Segundo o vice-presidente de telecomunicações da Samsung, Silvio Stagni, a empresa optou por não dotar o produto de um receptor de TV digital brasileira para priorizar o time-to-market, pois esse componente atrasaria o lançamento no País. O Galaxy S possui esse receptor.
Entre as novidades do produto está a tela de 4,3 polegadas com tecnologia Super Amoled Plus, que usa leds orgânicos para melhorar a nitidez e as cores. Segundo Stagni, essa tecnologia consome 20% menos bateria que uma tela LCD, além de ter uma resposta ao toque mais rápida, de 0,01 ms.
Stagni garante que o produto não sofrerá com falta de estoque em razão de desabastecimento de telas, como aconteceu no fim do ano passado com o Galaxy S no Brasil.
A Samsung promove o produto como sendo o smartphone mais fino do mercado, com espessura de 8,49 mm e peso de 116g. Outras especificações do Galaxy S II são: câmera traseira de 8 Megapixels (MP), câmera frontal de 2 MP, 16 GB de memória interna com suporte para cartões de até 32 GB.
Soluções corporativas
A fabricante coreana pretende posicionar o Galaxy S II não apenas para o consumidor final, mas também para o público corporativo. Para isso, integrou o aparelho ao Microsoft Exchange Active Sync e à solução de vídeoconferência e apresentações da Cisco, a Cisco Webex. Além disso, o Galaxy S II pode ser gerenciado remotamente pela área de TI de uma empresa através de uma solução de mobile device management (MDM) da Sybase, igualmente integrada ao smartphone.