Tecnologia

Samsung e Marvel usam realidade virtual em campanha

A Samsung e a Marvel lançaram uma campanha de divulgação de Vingadores: a Era de Ultron” com realidade virtual pela primeira vez


	Cartaz do filme "Vingadores: A era de Ultron": vinhetas dão às pessoas a chance de sentir como é ser um dos super-heróis
 (Divulgação)

Cartaz do filme "Vingadores: A era de Ultron": vinhetas dão às pessoas a chance de sentir como é ser um dos super-heróis (Divulgação)

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Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2015 às 16h33.

A Samsung e a Marvel lançaram uma campanha de divulgação de um filme usando vinhetas feitas com realidade virtual pela primeira vez.

Os anúncios da campanha, lançados na semana passada para promover “Vingadores: a Era de Ultron”, empregam uma tecnologia que mergulha o espectador em um mundo em 3D e o faz se sentir parte da ação.

Jamie Park, chefe de marketing experimental da Samsung, disse que a empresa percebeu um interesse crescente dos estúdios na realidade virtual (VR, na sigla em inglês) e que a Samsung irá fazer mais trabalhos assim no futuro.

“Não se trata tanto de pegar o conteúdo do filme e colocá-lo direto em VR, mas sim de descobrir a melhor maneira de enfatizar o conteúdo geral”, explicou Park.    

Criadas pela agência de propaganda 72andSunny, sediada em Los Angeles, as vinhetas dão às pessoas a chance de sentir como é ser um dos super-heróis dos Vingadores, como o Homem de Ferro ou o Capitão América.

“É uma ambição mais profunda que a colocação do produto (no mercado)”, disse Bryan Rowles, diretor-executivo de criação da 72andSunny.

“É raro trabalhar em uma tecnologia ainda em sua infância. Será interessante ver para onde ela vai e se irá colar.” Um dos filmes curtos em VR conta com estrelas do esporte, como o futebolista Lionel Messi e o jogador de futebol americano Eddie Lacy, e mostra sua experiência de se transformarem em super-heróis.

Em outro, um usuário acompanha uma batalha entre os Vingadores e um exército de robôs em 3D e câmera lenta com um panorama de 360 graus.

A realidade virtual já é conhecida dos usuários de video games, que usam acessórios que enfatizam as sensações do jogo, mas a tecnologia pode começar a atrair uma gama maior de consumidores.

O Facebook, por exemplo, comprou a Oculus Rift, um startup da área de VR, por dois bilhões de dólares no ano passado.              

A campanha foi concebida para o smartphone Samsung GS6, que combina com os óculos de VR da empresa, o Samsung Gear VR, embora os filmes possam ser vistos em smartphones com sistema Android e em qualquer navegador da Internet.

O filme “Vingadores: a Era de Ultron” deu início à temporada de grandes lançamentos cinematográficos do verão norte-americano no último final de semana e foi a segunda maior bilheteria da história do país, arrecadando 187,7 milhões de dólares.

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