Tecnologia

Sair da China prejudicará planos do Google

Desde que Google anunciou que pode sair da China, ações da empresa caíram 6,3%, fechando a 560 dólares na sexta-feira

Os papéis da Baidu estão sendo negociados a 41 vezes o lucro previsto para 2011, enquanto os do Google trocam de mãos a pouco menos de 18 vezes o lucro projetado para o ano que vem. (.)

Os papéis da Baidu estão sendo negociados a 41 vezes o lucro previsto para 2011, enquanto os do Google trocam de mãos a pouco menos de 18 vezes o lucro projetado para o ano que vem. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2010 às 09h52.

São Franscisco - Sair do mercado de buscas da China pode representar um revés não só para a estratégia mundial de negócios do Google mas para uma ação que há muito é sinônimo de oportunidades de crescimento virtualmente ilimitadas.

Depois de quase seis anos fascinando Wall Street com seu potencial de crescimento irrestrito, o Google está pela primeira vez ameaçando fechar uma importante rota de crescimento futuro, caso decida encerrar suas operações na China, o maior mercado mundial de internet por número de usuários.

Para os investidores que há muito celebram o status do Google como uma das principais ações de crescimento no setor de tecnologia, a situação na China é motivo para certa reavaliação.

"Caso a oportunidade da China não exista, isso prejudica os múltiplos que as pessoas estão dispostas a pagar pelo Google," disse Aaron Kessler, analista da Kaufman Brothers.

Desde que o Google anunciou na metade de janeiro que pretendia deixar de censurar seus resultados na China, as ações da empresa caíram em cerca de 6,3%, fechando a 560 dólares na sexta-feira e reduzindo em 11,6 bilhões de dólares sua capitalização de mercado. No período, o índice Nasdaq avançou em 3,4%.

A onda de vendas de ações do Google aconteceu embora as perspectivas financeiras de curto prazo de Wall Street quanto à companhia tenham melhorado. Nos dois últimos meses, a estimativa média dos analistas quanto ao faturamento e lucro por ação do Google no ano que vem subiu em 3,1% e 2,3%, respectivamente, de acordo com a Thomson Reuters StarMine.

O Google domina o mercado de busca nos Estados Unidos e na maioria dos demais países, mas fica em distante segundo lugar no mercado da China, onde a Baidu, uma poderosa companhia local, lidera. Desde que o Google anunciou a possibilidade de sair da China, as ações da Baidu subiram em 44,5%.

Os papéis da Baidu estão sendo negociados a 41 vezes o lucro previsto para 2011, enquanto os do Google trocam de mãos a pouco menos de 18 vezes o lucro projetado para o ano que vem.

Leia outras notícias sobre  Google.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet