Saiba o que dizem as análises sobre o smartphone Galaxy S6
A Samsung disputa a liderança do mercado mundial de celulares com a Apple, que vendeu mais de 74,5 milhões de iPhones no último trimestre de 2014
Lucas Agrela
Publicado em 3 de março de 2015 às 09h48.
São Paulo - Nesta semana, a Samsung apresentou seus novos smartphones topo de linha: o Galaxy S6 , que também tem uma versão Edge, com tela de borda curva.
A fabricante disputa a liderança do mercado mundial de celulares com a Apple, que vendeu mais de 74,5 milhões de iPhones no último trimestre de 2014.
INFO reúne a seguir as impressões dos sites de tecnologia que já testaram o novo S6, anunciado no último domingo (1º), em uma conferência que antecedeu a mostra de tecnologias móveis Mobile World Congress .
Design
Segundo a Wired, o design do topo de linha da Samsung está "mais refinado do que nunca, embora não passe uma sensação de produto premium, como o HTC One M9 ".
Já a versão Edge se destaca com suas "aparência que chama a atenção e suas curvas suaves".
Para o The Verge, o S5 foi ofuscado por seu corpo de plástico, apesar de ter recursos avançados e uma tela de boa qualidade.
Agora, a Samsung utiliza Gorilla Glass 4 tanto na parte da frente quanto na parte de trás do produto.
"Claramente, a Samsung não quer repetir o Galaxy S5 e nem o ano de 2014", segundo o site.
Contudo, a inspiração do novo design do S6 parece ter vindo da concorrência.
"Olhe para o aparelho de um certo ângulo e você pensará imediatamente que ele é um iPhone. Coloque o dedo no botão home e desbloqueie a tela instantaneamente, como um iPhone", de acordo com o The Verge, que cita ainda a protuberância do módulo da câmera do S6.
O Gizmodo foi além escreveu que o design do S6 se parece com o "bebê de um iPhone 4 com um iPhone 6".
Falando exclusivamente do S6 Edge, o Engadget afirma que esse é "facilmente o smartphone mais bonito e o que passa melhor sensação ao usuário no momento de segurá-lo entre todos os aparelhos lançados pela Samsung".
Tela
Na tela de 5,1 polegadas do S6, a empresa usou sua tecnologia Super Amoled, que funciona de forma semelhante ao Oled convencional.
"Os descrentes da alta-resolução podem dizer que, nesse tamanho, é quase impossível identificar a diferença de definição entre um display Quad HD e um 1080p... talvez eles estejam certos, mas o vídeo de Iceland pré-carregado no aparelho aparece simplesmente incrível", segundo o T3.
O The Verge criticou o visual do S6, mas deu crédito à Samsung pela tela do S6 Edge.
"Enquanto o S6 padrão tem um design genérido que poderia vir de qualquer fabricante chinesa, o os cantos curvos do Edge tem uma aparência legal e tornam mais simples o movimento de deslizar o dedo sobre o display".
Configuração
O Galaxy S6 não é resistente à água, não tem bateria removível nem entrada para cartão microSD.
São edições de armazenamento interno com capacidades de 32, 64 ou 128 GB.
"Isso provavelmente vai frustrar alguns usuários fiéis e leais da Samsung que dependiam desses recursos, mas está claro que a Samsung priorizou o design do aparelho e a sensação que ele passa sobre outros itens que tinham apelo para um pequeno segmento da sua base de clientes", segundo o The Verge.
O monitor de batimentos cardíacos se moveu um pouco e agora pode ser usado para ativar a câmera frontal, no momento de tirar selfies, conforme indica o T3.
Apesar do mote de simplicidade adotado pela Samsung no S6, o leitor de impressões digitais se mantém no botão home, mas agora não é preciso deslizar o dedo sobre ele, basta tocá-lo, como no iPhone 6.
O S6 tem processador Exynos com CPU octa-core e 3 GB de RAM DDR4.
Com essa configuração, o produto concorrerá com os que tiverem os chips mais poderosos da Qualcomm, que, no momento, é o Snapdragon 810.
"Acabei de testar o LG G Flex 2, um dos primeiros smartphones com o novo processador 810 e o S6 parece tão veloz quanto o concorrente", informou o Gizmodo.
Bateria
O S6 tem bateria de 2 550 mAh, enquanto o modelo Edge tem 2 600 mAh.
Segundo a Wired, "a Samsung afirma que as baterias recarregam de forma mais rápida do que qualquer outra na indústria -- levando menos da metade do tempo que o iPhone 6".
Sistema
A Samsung reduziu 40% dos recursos de software Android, agora na edição Lollipop, em relação ao modelo anterior. Contudo, a fabricante manteve a interface chamada Touchwiz.
"No geral, o parece muito com o sistema de antes", de acordo com o The Verge.0
Câmera
O S6 tem câmeras de 16 MP e 5 MP. Uma novidade é um atalho que ativa o app de câmera em 0,7 segundo.
Basta pressionar o botão home do aparelho duas vezes. "Usando o requisito 'criança jogando futebol', por exemplo, a Samsung também criou um recurso de rastreamento que mantém o foco não importa para onde a pessoa se mova", escreveu o Gizmodo.
A qualidade das fotografias tiradas com o S6 é boa, mas a Samsung fez comparações objetivas com a sua principal concorrente.
"As demonstrações lado a lado das fotografias e vídeos aparentaram colocar o S6 a quilômetros de distância do iPhone 6, mas imagino que a Apple irá contestar as condições", segundo a BBC.
A Wired informa que a capacidade do S6 de fotografar em ambientes escuros melhorou desde os tempos do Galaxy S5 graças à abertura de lente, que passou de f2.4 para f1.9.
Conclusão
A Samsung se inspirou no iPhone para criar o design do S6, mas acabou desenvolvendo um bom aparelho com recursos ainda únicos no mercado, como o monitor de batimentos cardíacos - ainda que a utilidade real seja questionável.
A empresa corrigiu defeitos do S5, como a construção de plástico e a necessidade de deslizar o dedo sobre o botão home para desbloquear o aparelho.
As comparações com a Apple são abundantes, indo desde o visual até as capacidades de armazenamento e ao serviço de pagamentos Samsung Pay.
Ainda assim, o S6 e o S6 Edge poderão disputar a preferência dos consumidores com os iPhone 6 e 6 Plus.
Lado a lado, os smartphones da Samsung e da Apple parecem ser os melhores do mercado atual.
Mas ainda é cedo dizer se o S6 será o vilão ou o herói que manterá a Samsung no posto de empresa que mais vende smartphones no mundo.