Exame Logo

Saiba o que dizem as análises sobre o smartphone Galaxy S6

A Samsung disputa a liderança do mercado mundial de celulares com a Apple, que vendeu mais de 74,5 milhões de iPhones no último trimestre de 2014

Galaxy S6: construído em metal e vidro, o smartphone é elegante e poderoso (Divulgação / Samsung)

Lucas Agrela

Publicado em 3 de março de 2015 às 09h48.

São Paulo - Nesta semana, a Samsung apresentou seus novos smartphones topo de linha: o Galaxy S6 , que também tem uma versão Edge, com tela de borda curva.

A fabricante disputa a liderança do mercado mundial de celulares com a Apple, que vendeu mais de 74,5 milhões de iPhones no último trimestre de 2014.

INFO reúne a seguir as impressões dos sites de tecnologia que já testaram o novo S6, anunciado no último domingo (1º), em uma conferência que antecedeu a mostra de tecnologias móveis Mobile World Congress .

Design

Segundo a Wired, o design do topo de linha da Samsung está "mais refinado do que nunca, embora não passe uma sensação de produto premium, como o HTC One M9 ".

Já a versão Edge se destaca com suas "aparência que chama a atenção e suas curvas suaves".

Para o The Verge, o S5 foi ofuscado por seu corpo de plástico, apesar de ter recursos avançados e uma tela de boa qualidade.

Agora, a Samsung utiliza Gorilla Glass 4 tanto na parte da frente quanto na parte de trás do produto.

"Claramente, a Samsung não quer repetir o Galaxy S5 e nem o ano de 2014", segundo o site.

Contudo, a inspiração do novo design do S6 parece ter vindo da concorrência.

"Olhe para o aparelho de um certo ângulo e você pensará imediatamente que ele é um iPhone. Coloque o dedo no botão home e desbloqueie a tela instantaneamente, como um iPhone", de acordo com o The Verge, que cita ainda a protuberância do módulo da câmera do S6.

O Gizmodo foi além escreveu que o design do S6 se parece com o "bebê de um iPhone 4 com um iPhone 6".

Falando exclusivamente do S6 Edge, o Engadget afirma que esse é "facilmente o smartphone mais bonito e o que passa melhor sensação ao usuário no momento de segurá-lo entre todos os aparelhos lançados pela Samsung".

Tela

Na tela de 5,1 polegadas do S6, a empresa usou sua tecnologia Super Amoled, que funciona de forma semelhante ao Oled convencional.

"Os descrentes da alta-resolução podem dizer que, nesse tamanho, é quase impossível identificar a diferença de definição entre um display Quad HD e um 1080p... talvez eles estejam certos, mas o vídeo de Iceland pré-carregado no aparelho aparece simplesmente incrível", segundo o T3.

O The Verge criticou o visual do S6, mas deu crédito à Samsung pela tela do S6 Edge.

"Enquanto o S6 padrão tem um design genérido que poderia vir de qualquer fabricante chinesa, o os cantos curvos do Edge tem uma aparência legal e tornam mais simples o movimento de deslizar o dedo sobre o display".

Configuração

O Galaxy S6 não é resistente à água, não tem bateria removível nem entrada para cartão microSD.

São edições de armazenamento interno com capacidades de 32, 64 ou 128 GB.

"Isso provavelmente vai frustrar alguns usuários fiéis e leais da Samsung que dependiam desses recursos, mas está claro que a Samsung priorizou o design do aparelho e a sensação que ele passa sobre outros itens que tinham apelo para um pequeno segmento da sua base de clientes", segundo o The Verge.

O monitor de batimentos cardíacos se moveu um pouco e agora pode ser usado para ativar a câmera frontal, no momento de tirar selfies, conforme indica o T3.

Apesar do mote de simplicidade adotado pela Samsung no S6, o leitor de impressões digitais se mantém no botão home, mas agora não é preciso deslizar o dedo sobre ele, basta tocá-lo, como no iPhone 6.

O S6 tem processador Exynos com CPU octa-core e 3 GB de RAM DDR4.

Com essa configuração, o produto concorrerá com os que tiverem os chips mais poderosos da Qualcomm, que, no momento, é o Snapdragon 810.

"Acabei de testar o LG G Flex 2, um dos primeiros smartphones com o novo processador 810 e o S6 parece tão veloz quanto o concorrente", informou o Gizmodo.

Bateria

O S6 tem bateria de 2 550 mAh, enquanto o modelo Edge tem 2 600 mAh.

Segundo a Wired, "a Samsung afirma que as baterias recarregam de forma mais rápida do que qualquer outra na indústria -- levando menos da metade do tempo que o iPhone 6".

Sistema

A Samsung reduziu 40% dos recursos de software Android, agora na edição Lollipop, em relação ao modelo anterior. Contudo, a fabricante manteve a interface chamada Touchwiz.

"No geral, o parece muito com o sistema de antes", de acordo com o The Verge.0

Câmera

O S6 tem câmeras de 16 MP e 5 MP. Uma novidade é um atalho que ativa o app de câmera em 0,7 segundo.

Basta pressionar o botão home do aparelho duas vezes. "Usando o requisito 'criança jogando futebol', por exemplo, a Samsung também criou um recurso de rastreamento que mantém o foco não importa para onde a pessoa se mova", escreveu o Gizmodo.

A qualidade das fotografias tiradas com o S6 é boa, mas a Samsung fez comparações objetivas com a sua principal concorrente.

"As demonstrações lado a lado das fotografias e vídeos aparentaram colocar o S6 a quilômetros de distância do iPhone 6, mas imagino que a Apple irá contestar as condições", segundo a BBC.

A Wired informa que a capacidade do S6 de fotografar em ambientes escuros melhorou desde os tempos do Galaxy S5 graças à abertura de lente, que passou de f2.4 para f1.9.

Conclusão

A Samsung se inspirou no iPhone para criar o design do S6, mas acabou desenvolvendo um bom aparelho com recursos ainda únicos no mercado, como o monitor de batimentos cardíacos - ainda que a utilidade real seja questionável.

A empresa corrigiu defeitos do S5, como a construção de plástico e a necessidade de deslizar o dedo sobre o botão home para desbloquear o aparelho.

As comparações com a Apple são abundantes, indo desde o visual até as capacidades de armazenamento e ao serviço de pagamentos Samsung Pay.

Ainda assim, o S6 e o S6 Edge poderão disputar a preferência dos consumidores com os iPhone 6 e 6 Plus.

Lado a lado, os smartphones da Samsung e da Apple parecem ser os melhores do mercado atual.

Mas ainda é cedo dizer se o S6 será o vilão ou o herói que manterá a Samsung no posto de empresa que mais vende smartphones no mundo.

São Paulo -- A Samsung aproveitou o Mobile World Congress , em Barcelona, para apresentar dois novos e avançados smartphones, o Galaxy S6 e o S6 edge. Ambos devem chegar às lojas no Brasil e em outros países em abril (mas a Samsung não divulgou preços). Veja, a seguir, quais são as melhores novidades desses aparelhos e também algumas coisas que desagradam neles.
  • 2. S6 edge é mais sofisticado

    2 /12(Divulgação / Samsung)

  • Veja também

    O Galaxy S6 e o S6 edge diferem no design mas são praticamente idênticos por dentro. O S6 edge tem tela curva em dois lados, mas ela não avança cobrindo toda a lateral como no Galaxy Note Edge.  Pessoas que experimentaram o S6 edge dizem que, ao assistir a um filme, a curvatura cria um atraente efeito de “borda infinita”. Além disso, é possível ver os contatos favoritos junto à lateral e as notificações saem dela, avançando para o centro da tela. Quando chega uma chamada telefônica, a borda se ilumina.  A complexidade da fabricação do S6 edge pode fazer com que a Samsung o produza em quantidades pequenas, como acontece com o Galaxy Note edge. Por isso, não temos certeza se esse modelo vai ser vendido no Brasil.
  • 3. O design é muito elegante

    3 /12(Divulgação / Samsung)

  • Em elegância, o S6 e o S6 edge não ficam atrás de smartphones rivais de marcas como Apple e HTC, geralmente elogiadas pelo design. Os dois novos aparelhos da Samsung têm chassis de alumínio, com frente e traseira de vidro. Seu desenho contrasta com o de modelos anteriores da linha Galaxy S, que eram construídos em plástico.
  • 4. As câmeras parecem ser ótimas

    4 /12(Divulgação / Samsung)

    Tanto a câmera frontal como a traseira dos novos Galaxy empregam lentes de grande abertura (f/1,9), capazes de captar mais luz do que as lentes habitualmente usadas em smartphones. A Samsung diz que isso melhora substancialmente as fotos em locais escuros.  A câmera traseira tem o mesmo estabilizador óptico empregado no Galaxy Note 4. Esse dispositivo deve ajudar a evitar fotos tremidas. Há também recursos de software que devem contribuir para a boa qualidade das fotos, como um aciona o modo de faixa dinâmica ampliada (HDR) automaticamente. Para completar, agora basta dar uma duplo clique no botão Home para acionar a câmera, mesmo com o smartphone em modo de espera.
  • 5. O carregamento da bateria ficou mais rápido

    5 /12(Reprodução)

    O Galaxy S6 e o S6 edge vêm com a tecnologia de carga rápida de bateria que já é empregada no Galaxy Note 4. Segundo a Samsung, quando se usa o carregador que acompanha os smartphones, a bateria pode ser carregada até 50% da sua capacidade em apenas meia hora.  O tempo é 30% menor que no Galaxy S5. A empresa ainda diz que 10 minutos de carga são suficientes para usar o aparelho durante 4 horas.
  • 6. Carregadores sem fio são bem vindos

    6 /12(Divulgação / Samsung)

    O Galaxy S6 e o S6 edge são compatíveis com os dois principais padrões de carregamento sem fio de bateria no mercado – WPC e PMA. Quem quiser contar com essa comodidade pode comprar um carregador sem fio de qualquer marca. Basta que seja compatível com um desses padrões.
  • 7. O leitor de impressões digitais melhorou

    7 /12(Divulgação / Samsung)

    O sensor de impressões digitais do Galaxy S5 exige que o usuário deslize o dedo sobre ele, o que não é prático num smartphone. No Galaxy S6 e no S6 edge, o sensor de digitais funciona de forma similar ao da Apple. Basta apoiar o dedo sobre ele para ser identificado.
  • 8. O sistema operacional está mais simples

    8 /12(Reprodução)

    A Samsung já foi bastante criticada por usar software pesado e confuso em seus smartphones. A empresa parece ter ouvido os críticos ao desenvolver o Galaxy S6 e o S6 note. Os dois smartphones rodam o Android 5 Lollipop com a interface gráfica TouchWiz, da Samsung. Mas a empresa diz que removeu apps inúteis e simplificou as telas de configuração. Isso deve resultar numa experiência melhor para os usuários.
  • 9. Tela e processador não desapontam

    9 /12(Divulgação / Samsung)

    Como o Galaxy S5, o  S6 tem tela de 5,1 polegadas. Mas a resolução subiu de 1.920 x 1.080 pixels (full HD) para 2.560 x 1.440 (2K). A Samsung diz que a nova tela é 25% mais luminosa e oferece melhor visibilidade em locais muito iluminados. Como era esperado, os smartphones trazem uma nova geração do processador Samsung Exynos. Esse chip é fabricado com nova tecnologia (com elementos semicondutores de 14 nanômetros) da Samsung. Segundo a empresa, ele oferece melhor relação entre desempenho e consumo de energia que os anteriores.
  • 10. Samsung Pay vem aí

    10 /12(Reprodução)

    A Samsung anunciou que terá, em breve, um novo sistema de pagamentos via celular, o Samsung Pay, que será um concorrente do Apple Pay. Os dois primeiros smartphones a empregá-lo, quando estiver disponível, serão o Galaxy S6 e o S6 edge.  O Samsung Pay está sendo desenvolvido com tecnologia da empresa americana LoopPay, que a Samsung comprou no início deste ano. Segundo a Samsung, ele poderá ser usado em lojas mesmo que elas não tenham terminais de pagamento com conexão NFC, a tecnologia empregada no Apple Pay.
  • 11. O que piorou

    11 /12(Afrank99 / Wikimedia Commons)

    Há algumas coisas no Galaxy S6 que têm desagradado aos fãs de smartphones com Android. Pelo menos três características que são apreciadas no Galaxy S5 não estão presentes no Galaxy S6 e nem no S6 edge:  1. O S6 e o S6 edge não são à prova de poeira e nem de água. 2. Os novos modelos não têm conector para cartão microSD, o que significa que não é possível ampliar sua capacidade de armazenamento. 3. Substituir a bateria virou trabalho para profissionais, já que os novos smartphones não têm tampa traseira removível.
  • 12. Agora veja nossa galeria de apps da semana para Android, iPhone e iPad:

    12 /12(Divulgação / Sony)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGalaxyGalaxy S8Indústria eletroeletrônicaINFOLançamentosMobile World CongressSamsungSmartphones

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame