Magnata da mídia é dono do News of The World, envolvido em escândalos em 2011 (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
Da Redação
Publicado em 2 de janeiro de 2012 às 11h43.
Aos 80 anos de idade, o magnata da imprensa Rupert Murdoch parece ter decidido ser mais transparente em 2012. Depois de um ano marcado por escândalos em um de seus jornais, o News of The World, o CEO da News Corp., ao que tudo indica, aderiu ao Twitter.
O jornal britânico The Guardian chamou atenção para o fato, que repercutiu no microblog inclusive entre pessoas ligadas a Murdoch. O perfil @rupertmurdoch foi inaugurado no último dia do ano, ainda sem foto, mas certificado como “verified profile” – o que significa que realmente pertence à pessoa a quem se refere.
Ainda no sábado, o presidente executivo do Twitter, Jack Dorsey (@jack), tuitou “Com sua própria voz, à sua própria maneira, @rupertmurdoch está agora no Twitter”. O editor da Vanity Fair e biógrafo de Murdoch Michael Wolff (@michaelwolffnyc), no entanto, diz que a conta é falsa. O perfil já tem mais de 20.000 seguidores.
Com alguns problemas de pontuação, @rupertmurdoch já tuitou sobre suas férias em St. Barths, a biografia de Steve Jobs (“interessante, mas injusta. Família deve odiar”) e sobre a performance “merecedora de Oscar” de George Clooney no filme “The Descendants”, distribuído pela Fox Searchlight Pictures, uma empresa da News Corp.
A repercussão da chegada de Murdoch ao Twitter dividiu opiniões. De um lado, o ex-editor do News of The World e atual apresentador da CNN Piers Morgan (@piersmorgan) – que inclusive depôs sobre o escândalo dos grampos no tabloide britânico – tuitou “bem-vindo ao Twitter, antigo chefe”.
De outro, proliferaram piadinhas irônicas: “Rupert Murdoch está no Twitter como @rupertmurdoch. Esse deve ser o dia mais humilde de sua vida”, diz @adrianshort. Ou ainda “Ele está no Twitter há um dia e ninguém hackeou @rupertmurdoch ainda. Você me desapontou, humanidade”, diz @fleetstreetfox.