(Panasonic/Divulgação)
Lucas Agrela
Publicado em 30 de outubro de 2018 às 05h55.
Última atualização em 30 de outubro de 2018 às 05h55.
Nos restaurantes de hot pot da Haidilao International Holding, os robôs vão substituir os chefs e os garçons.
A maior rede de restaurantes de capital aberto da Ásia em valor de mercado está se associando à japonesa Panasonic para abrir o que as duas empresas afirmam ser o primeiro restaurante do mundo com uma cozinha totalmente automatizada em 28 de outubro, em Pequim. No novo restaurante da Haidilao, os robôs receberão pedidos e prepararão e entregarão carne crua e legumes frescos aos clientes para que sejam mergulhados em caldos preparados em suas mesas.
A automação reduzirá os custos de mão de obra e aumentará a eficiência, respaldando o plano da Haidilao de expandir a rede para até 5.000 restaurantes em todo o mundo, anunciaram as empresas. A Panasonic também fornece as baterias que alimentam os carros elétricos da Tesla.
“Pode ser difícil se expandir para esse tamanho em termos de pessoal, por isso a Haidilao está optando mais cedo por uma operação que não depende tanto de trabalho manual”, disse Jun Yamashita, diretor-gerente da Ying Hai Holding, a joint-venture com sede em Cingapura criada pela Haidilao e pela Panasonic. “É aí que entra a tecnologia da Panasonic.”
A joint venture foi criada com um investimento de US$ 20 milhões, segundo as empresas. A Haidilao tem planos de expandir gradualmente os restaurantes automatizados na China e, posteriormente, no exterior.
A Haidilao se tornou a primeira rede de restaurantes da Ásia a superar os US$ 10 bilhões em valor de mercado quando realizou sua oferta pública inicial em Hong Kong, no mês passado. A empresa conta com mais de 360 estabelecimentos em todo o mundo, inclusive no Japão, nos EUA e em Taiwan.
O bilionário presidente do conselho da rede, Zhang Yong, disse que quando criou a Haidilao, 24 anos atrás, o negócio de restaurantes tinha “séculos” de atraso. Com a tecnologia, ele decidiu administrar restaurantes mais eficientes.
Yong ressaltou o conselho que recebeu do fundador da Alibaba, Jack Ma, a respeito de como pensar o negócio: “A Haidilao não é apenas um restaurante. Nós também somos uma empresa que cuida da fabricação e da logística”, disse Zhang, em entrevista coletiva em Tóquio, na quinta-feira. “Antes de a comida ser levada à mesa, há todo um processo de fabricação. Depois disso, a parte do serviço assume o controle.”