Robô espanhol desativa bombas via web
SÃO PAULO - No que depender do departamento de engenharia e ciências da computação da universidade catalã Jaume I, nunca mais os policiais antiterrorismo precisarão se aproximar de explosivos novamente. De acordo com o site de notícias IBLNews, os cientistas da universidade criaram um robô capaz de desarmar bombas que pode ser operado via internet. […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h16.
SÃO PAULO - No que depender do departamento de engenharia e ciências da computação da universidade catalã Jaume I, nunca mais os policiais antiterrorismo precisarão se aproximar de explosivos novamente.
De acordo com o site de notícias IBLNews, os cientistas da universidade criaram um robô capaz de desarmar bombas que pode ser operado via internet. O equipamento, que possui tecnologias para o reconhecimento e síntese da voz humana, também poderá ser utilizado em investigações especiais e submarinas e na exploração de regiões de alto risco, como centros nucleares - e também em funções menos perigosas, mas não menos nobres, como o auxílio a idosos, deficientes físicos ou visuais ou ainda de pessoas portadoras de doenças limitadoras.
O controle do robô via internet necessita de um kit com microfone e fones de ouvido. Com isso, ele consegue responder a ordens diretas como "pegue a chave de fenda", por exemplo, como garante seu criador, o pesquisador Raúl Marín.