Tecnologia

Robô espanhol desativa bombas via web

SÃO PAULO - No que depender do departamento de engenharia e ciências da computação da universidade catalã Jaume I, nunca mais os policiais antiterrorismo precisarão se aproximar de explosivos novamente. De acordo com o site de notícias IBLNews, os cientistas da universidade criaram um robô capaz de desarmar bombas que pode ser operado via internet. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h16.

SÃO PAULO - No que depender do departamento de engenharia e ciências da computação da universidade catalã Jaume I, nunca mais os policiais antiterrorismo precisarão se aproximar de explosivos novamente.

De acordo com o site de notícias IBLNews, os cientistas da universidade criaram um robô capaz de desarmar bombas que pode ser operado via internet. O equipamento, que possui tecnologias para o reconhecimento e síntese da voz humana, também poderá ser utilizado em investigações especiais e submarinas e na exploração de regiões de alto risco, como centros nucleares - e também em funções menos perigosas, mas não menos nobres, como o auxílio a idosos, deficientes físicos ou visuais ou ainda de pessoas portadoras de doenças limitadoras.

O controle do robô via internet necessita de um kit com microfone e fones de ouvido. Com isso, ele consegue responder a ordens diretas como "pegue a chave de fenda", por exemplo, como garante seu criador, o pesquisador Raúl Marín.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

A CEO do Hinge veio ao Brasil defender uma tese rara: sucesso é o usuário deletar o app

No maior layoff de sua história, Amazon demite 16 mil funcionários

CEO da Apple diz estar 'de coração partido' com morte de enfermeiro por agentes do ICE

Telas da linha Samsung Galaxy S26 terão função de privacidade embutida