Tecnologia

Review: J7 Prime é um bom smartphone com design em 1º lugar

Testamos a versão refinada do Galaxy J7, que tem sensor de impressões digitais; confira

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 23 de janeiro de 2017 às 05h55.

Última atualização em 23 de janeiro de 2017 às 12h05.

logo-infolab

São Paulo – O Galaxy J7 Prime é um smartphone intermediário com alguns recursos premium, como o sensor de impressões digitais e um revestimento metálico. Ele concorre com aparelhos como o Moto G4 e o Asus Zenfone 3 Max. Seu preço sugerido é de 1.599 reais. Veja nosso teste a seguir. 

Design

O corpo do J7 Prime tem um acabamento de boa qualidade para a categoria. A parte traseira é sóbria, com apenas o logotipo da Samsung abaixo da câmera, bem como as linhas de design no topo e no pé do produto.

As laterais são curvas para que o aparelho se encaixe bem na mão do usuário, apesar da traseira ser reta e escorregadia. A grande vantagem de não usar vidro no revestimento de um smartphone é que as marcas de dedo não aparecem facilmente. Com isso, o celular parece estar sempre limpo.

Os botões do aparelho são capacitivos e dispostos ao estilo oriental: voltar à esquerda e multitarefa à direita. O sensor de digitais fica no botão home, que fica logo abaixo da tela.

O display de 5,5 polegadas tem resolução Full HD e cores um pouco saturadas. Vale notar que a intensidade das cores pode ser alterada no menu de configurações.

O tamanho da tela não chega a ser tão evidente quanto em smartphones antigos – como acontecia com o Sony Xperia Z1, por exemplo. O corpo do produto foi projetado para dar mais espaço para a tela e precisar menos de espaço interno para acomodação de componentes. Com isso, o J7 Prime é um aparelho ergonômico.

Bateria

A bateria do J7 Prime pode ser considerado o seu ponto mais fraco. No teste do INFOlab, o dispositivo aguentou por oito horas de simulação de uso intenso. Esse valor é quase a metade do obtido pelo J5 Metal, sob as mesmas condições.

Vale notar que a bateria do J7 Prime tem capacidade de 3.300 mAh e há um modo de economia de energia que prolonga a autonomia de uso.

Câmeras

As câmeras do J7 Prime capturam imagens com 13 MP (f1.9) e 8 MP (f1.9). Com isso, elas conseguem registrar boas fotos sob luz natural, nítidas e razoavelmente detalhadas.

Em locais com iluminação artificial, a baixa luminosidade deixou as imagens com qualidade levemente inferior.

As selfies podem ser tiradas com os recursos de embelezamento comuns da Samsung, Você pode afinar o rosto, borrar imperfeições da pele (como uma barba por fazer) e aumentar o tamanho dos seus olhos. Quando usado com moderação, esse embelezamento pode ajudar a deixar a sua foto como você desejar.

Configuração

O J7 Prime tem uma configuração de hardware bem superior em relação aos seus irmãos mais novos da família Galaxy J. Seu processador é um Exynos 7870 octa-core, aliado a 3 GB de memória RAM. O espaço de armazenamento interno é de 32 GB e há suporte para cartões microSD de até 256 GB.

O J7 Prime, porém, não conta com sensor de luminosidade. Na barra de notificações, aparece somente uma opção para ligar o brilho no máximo da capacidade para a melhor visualização em ambientes com forte incidência de luz solar. o sensor faz falta para regulagem automática do brilho da tela – o que ajuda a poupar a bateria.

O desempenho geral do J7 Prime se mostrou bom em nossos testes. Nos benchmarks, ele sofreu com o desempenho web, o que derrubou sua nota geral no Basemark OS II. Isso pode ser culpa do navegador Internet que a Samsung coloca em seus aparelhos. Para resolver isso, é melhor adotar o Chrome ou mesmo o Firefox para navegar na internet.

 

BenchmarksGalaxy J5 MetalMoto G4Zenfone 3 MaxGalaxy J7 Prime
AnTuTu27834461992806945713
Basemark OS II603292866344
Geekbench 41276297020603199
Vellamo2055279324543077

 

Sistema

O sistema Android Marshmallow do J7 Prime tem características similares aos demais gadgets da Samsung. Ele conta com a Touchwiz bem livre de aplicativos descartáveis e oferece apenas ferramentas, como gravador de som e gerenciador de arquivos, e os apps do pacote Microsoft Office.

Ele vem somente com o Opera Max Instalado, um app grátis e útil para economizar dados de internet móvel.

Se você não gostar da interface da Samsung, é possível substituí-la com apps que modificam o visual do sistema, como o Nova Launcher.

Vale a pena?

O Galaxy J7 Prime é para fãs dos produtos da Samsung que veem o design como item número 1 na escolha do próximo smartphone. Ele alia bom desempenho de hardware a boas câmeras e ao visual premium. A bateria pode deixar a desejar. Se você for um heavy user, provavelmente já tem uma bateria portátil e ela pode dar conta de complementar a carga em dias de uso intenso. Em linhas gerais, o Galaxy J7 Prime reúne diversos bons recursos em um design que deve chamar a atenção dos consumidores.

Avaliação

8.2/10

Prós: Ótimo design, sensor de digitais e boas câmeras.
Contras: Bateria poderia durar mais, falta sensor de luminosidade.

Ficha técnica

Sistema operacional: Android Marshmallow 6.0.1

Processador: Exynos 7870

CPU: Octa-core 1.6 GHz Cortex-A53

GPU: Mali-T830MP2

RAM: 3 GB

Armazenamento: 32 GB + microSD de até 256 GB

Conexões: Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi Direct, Bluetooth 4.1

Tela: 5,5 polegadas com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels)

Peso: 164 gramas

Bateria: 3.300 mAh

Câmeras: 16 megapixels e 8 megapixels

Preço: 1.599 reais

Acompanhe tudo sobre:ReviewsSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

O que esperar do balanço da Nvidia, a mais nova queridinha de Wall Street

Quatro operadoras da China se unem para oferecer roaming 5G entre redes

Colher elétrica promete 'temperar' alimento sem utilizar mais sal

Plano do Instagram para engajar usuários pode dar certo?

Mais na Exame