Tecnologia

Nissan e universidade suíça desenvolvem carro que lê pensamentos

Idéia é que carro escaneie os pensamentos do motorista e advinhe o próximo movimento

O esquema é baseado na "medida da atividade cerebral e nos padrões de movimento dos olhos" (Garpenholm/Wikimedia Commons)

O esquema é baseado na "medida da atividade cerebral e nos padrões de movimento dos olhos" (Garpenholm/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2011 às 21h26.

Los Angeles  - No futuro, pensar em virar à esquerda pode deixar de ser apenas um pensamento. A montadora japonesa Nissan e uma universidade suíça estão desenvolvendo um carro que escaneia os pensamentos do motorista e prepara o próximo movimento.

"A ideia é unir as inteligências do motorista e do veículo, de tal forma que não haja conflito entre elas, o que leva a um ambiente automobilístico mais seguro", explicou Jose del R. Millan, professor da universidade tecnológica suíça EPFL, que chefia o projeto.

O esquema é baseado na "medida da atividade cerebral, nos padrões de movimento dos olhos, e no escaneamento do ambiente em torno do carro, em conjunção com os sensores do veículo", para prever o próximo movimento do motorista.

O carro se prepara, então, para a manobra, desacelerando ou se movendo sutilmente para a esquerda ou direita.

Segundo a EPFL, a pesquisa irá levar quatro anos, e, ao fim desse período, a universidade espera ter um protótipo disponível.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasMontadorasNissanInovaçãoPesquisa e desenvolvimento

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs