EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.
SÃO PAULO - Deve entrar no ar ainda esta semana a rede "legal" do KaZaA, com downloads pagos. Culpa da Brilliant Digital - aquela, do software espião Altnet, que vinha embutido no software para troca de arquivos.
A empresa está chamado o software, que acompanhará os próximos updates do KaZaA, de "novo" Altnet. Segundo o San Francisco Chronicle, este programa criará uma rede paralela ao KaZaA, para o compartilhamento de músicas, filmes e outros arquivos, de forma a "satisfazer os interesses das empresas que têm direitos autorais&uqot; sobre este tipo de conteúdo.
De acordo com a matéria, a nova rede vai funcionar da seguinte forma: quando o usuário fizer sua busca, vai receber os mesmos resultados via Altnet, com opção para baixar arquivos que tenham sido autorizados para distribuição livre ou paga. O serviço também terá o recurso TopSearch, uma ferramenta que coloca os arquivos de anunciantes pagos (ou seja, aquelas empresas que pagarem por isso) nos primeiros lugares da lista que o usuário verá.
No entanto, nesta semana de lançamento, tudo o que os usuários poderão ver na nova rede serão alguns jogos da Infogrames e algumas canções de artistas da EMI.
Em julho, a rede do Altnet ganha um novo componente: o recurso que permite que as empresas armazenem arquivos - como vídeos publicitários, por exemplo - nos computadores dos usuários. Quem permitir que seu disco rígido seja usado por essas empresas para armazenamento serão "recompensados" com descontos para as próximas compras de arquivos na rede.
A Digital promete dar aos usuários do KaZaA a opção de acessar a nova rede ou não, diz o SF Chronicle.