Exame Logo

Recurso do Android bloqueará tela com smartphone no bolso

O “on-body detection” estará disponível em breve, trazendo, ao mesmo tempo, conveniência e riscos de segurança

Android: o “on-body detection” estará disponível em breve, trazendo, ao mesmo tempo, conveniência e riscos de segurança (Divulgação)

Lucas Agrela

Publicado em 23 de março de 2015 às 09h12.

Um novo recurso do sistema Android Lollipop bloqueará a tela do smartphone automaticamente enquanto ele está no bolso do usuário. Ao pegarmos o aparelho na mão, a tela será desbloqueada e ativada.

O “on-body detection” estará disponível em breve, trazendo, ao mesmo tempo, conveniência e riscos de segurança.

O recurso funciona com base na detecção de movimento realizada pela acelerômetro do smartphone, o mesmo componente usado por aplicativos de exercícios físicos, como o Google Fit, para identificar seus passos durante o dia.

Ou seja, não há uma senha para proteger suas informações pessoais guardadas no aparelho, nem para coibir o acesso aos seus aplicativos de redes sociais.

Com isso, se você for vítima de um roubo ou emprestar o seu smartphone para um amigo, não haverá um bloqueio de tela para impedir que a pessoa veja tudo que você tem no aparelho.

A menos que o Google mude algo, por ora, é uma troca de conveniência pela segurança.

A novidade chegará aos smartphones gradualmente por meio de uma atualização na Google Play Services.

São Paulo -- 2014 foi um ótimo ano para o Android. Em novembro, o Google lançou a nova versão do sistema, o Lollipop 5.0. Ela é a maior atualização do sistema nos últimos anos. Nela, o Google inaugurou o Design Material, uma tentativa de levar ao meio digital concepções espaciais do meio físico (como sobreposição de formas e sombras). O ano foi acompanhado de ótimos aplicativos. Entre as centenas de apps resenhados para a nossa seleção semanal, escolhemos aqui os 40 melhores aplicativos para Android de 2014.
  • 2. VSCO Cam

    2 /42(EXAME.com)

  • Veja também

    Grátis, em inglês, para Android e iOS O VSCO Cam é um dos campeões na categoria editor de fotos. Ele se destaca principalmente por ser um aplicativo grátis. Ele tem uma porção de opções de edição. Ele vem com alguns filtros pré-definidos (e o usuários ainda pode comprar outros a mais). Dentro dos filtros, é possível ajustar manualmente características como saturação de cor, contraste, brilho, concentração da tinta, exposição, granulação, entre outras.
  • 3. Spotify

    3 /42(EXAME.com)

  • Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e w eb Em 2014, o Spotify chegou oficialmente ao Brasil. Durante o ano, o app ainda foi reformado, ganhando um visual bem bacana. Ele passou a aceitar que usuários que não pagam pelo serviço ouçam músicas pelo app. Nesse caso, é preciso ouvir propagandas entre as músicas e as músicas são executadas em ordem aleatória.Com uma assinatura premium, ganha-se acesso a faixas específicas e a possibilidade de salvá-las para ouvir offline. O app do Spotify é indispensável para quem ama ouvir músicas no Android.
  • 4. Pocket

    4 /42(EXAME.com)

    De graça, em português, para Android e iPhone/iPad Para quem gosta de ler notícias e textos no smartphone ou tablet, uma boa dica é o Pocket. Ele limpa a página e exibe o texto e as fotos de maneira mais agradável para leitura. Ele ainda sincroniza o ponto onde o usuário parou a leitura entre diversos dispositivos. Neste ano ele ganhou a assinatura premium. Com ela o usuário pode armazenar um texto antigo, mesmo que ele seja alterado ou excluído da internet. Os assinantes também ganham uma busca mais poderosa e podem suporte de tags.
  • 5. 99Taxis

    5 /42(EXAME.com/Divulgação)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O 99Taxis é um dos grandes apps para procura de táxis no Brasil. Ele é capaz de encontrar os táxis mais próximos do usuário usando a localização por GPS do aparelho. Graças a parcerias com outras empresas, não é muito difícil pagar alguns reais a menos por uma corrida. Algumas das parcerias que já aconteceram foram com o PayPal e a operadora Claro.
  • 6. Swarm

    6 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone O Swarm é parte do que era o Foursquare. Hoje, toda a parte de check-ins deve ser feita no novo app da empresa, que é o Swarm. Além da tradicional marcação de lugares por onde a pessoa passou, é possível fazer planos com os amigos, o que reforça a veia social do app.
  • 7. Google Now Launcher

    7 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android O app do Google Now antes era usado somente em dispositivos Nexus. Em 2014, ele foi liberado para ser usado em diversos smartphones com o sistema Android. Ele elimina as maquiagens que as fabricantes usam no Android e deixa o smartphone como se tivesse o sistema puro. Ele ainda permite que o usuário use o Google Now com bastante facilidade. O serviço é capaz de identificar a rotina do usuários e dar dicas e informações úteis. Com o app aberto, o usuário pode usar o comando de voz ("Ok, Google Now") para iniciar uma busca.
  • 8. Sleep Better

    8 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iOS O Sleep Better é um app para monitoramento do sono. Ele foi desenvolvido pela Runtastic, que produz diversos apps na área da saúde. O smartphone precisa ser deixado embaixo do travesseiro para pegar o movimento da cabeça da pessoa. Ao final de cada noite, ele dá um relatório dizendo qual foi a qualidade do sono. O usuário pode inserir manualmente informações sobre como foram seus sonhos. Antes de dormir, é possível informar se você está dormindo em uma cama que não é sua, se bebeu ou praticou esportes naquele dia. Com isso, o usuário pode saber como essas coisas influenciam em seu sono. O app é grátis, mas após um pagamento de 1,99 dólar, uma versão com mais funções e sem anúncios é destravada.
  • 9. Google Agenda

    9 /42(Reprodução de EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android O Google soltou neste ano, uma atualização para a Agenda do Android . A nova versão é mais inteligente. Ela é capaz de pegar eventos recebidos por e-mail e transferi-los automaticamente para o calendário. Quando se insere um evento manualmente, o app sugere nomes de pessoas e compromissos que podem integrar o agendamento. O Google também reformou o visual do app, que agora segue o padrão Material Design, o estilo visual do Android Lollipop.
  • 10. Uber

    10 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Com o Uber é possível utilizar o GPS do smartphone para encontrar um motorista particular que esteja nas redondezas. Um ponto positivo do Uber é que antes mesmo da corrida o usuário é informado do preço mínimo e máximo possível para aquele trajeto. O Uber chegou ao Brasil neste ano. Ele está disponível, por enquanto, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
  • 11. Gmail

    11 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O app do Gmail para Android foi redesenhado seguindo os padrões os Android 5.0 Lollipop. O Google passou a usar, com a nova versão, o Material Design.Outra novidade do app do Gmail é que ele pode, agora, ser usado com outros serviços de e-mail. Contas empresariais da plataforma Microsoft Exchange, por exemplo, passam a ser aceitas nele. Assim, o app do Gmail pode ser a sua central de e-mails sem qualquer dúvida.
  • 12. Muzei

    12 /42(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android Quer dar um toque de arte a seu smartphone? O Muzei coloca um fundo de tela diferente a cada dia nele. As imagens são sempre pinturas famosas. A foto pode ser desfocada para não atrapalhar na visualização dos ícones. Nesse caso, basta dar dois toques na tela para torná-la nítida. No app, o usuário encontra detalhes sobre a obra, como o nome do autor e, em alguns casos, um pequeno histórico dela. O Muzei ainda pode levar a pessoa a uma página na internet com mais informações sobre o artista e a pintura.
  • 13. Threes

    13 /42(EXAME.com)

    Em português, para Android (5 reais) e iPhone/iPad (2,99 dólares) O Threes foi um dos jogos mobile que mais fez sucesso no último ano. Ele foi o responsável por inspirar o game 2048, que talvez tenha fica ainda mais famoso do que ele mesmo. O sistema de jogo é fácil: basta combinar as peças que tenham os mesmos números. Ao juntar duas peças com o número três, ela vira com número seis e assim por diante. O objetivo é conseguir fazer o máximo de combinações para ganhar pontos.
  • 14. Easy Taxi

    14 /42(EXAME.com/Divulgação)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O Easy Taxi é outra boa opção para quem procura um táxi. Ele usa o GPS do smartphone para procurar a localização do usuário. Depois, encontra o motorista disponível mais próximo para a corrida. Criado no Brasil, o app já está disponível em mais de 25 países. Portanto, pode ser uma solução fácil e prática para quem vai viajar.
  • 15. Google Fit

    15 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android Google Fit é o app com foco em atividades físicas e monitoramento de saúde do Google. Foi lançado como parte do Android 5.0 Lollipop. Funcionando isoladamente no smartphone, ele é capaz de contar os passos dados ao longo do dia e o tempo de exercícios físicos. O app reconhece caminhadas, corridas e pedaladas. Mas o mais interessante é usar o Fit com um relógio inteligente com Android Wear. Nesse caso, o app mantém um registro de batimentos cardíacos usando o sensor do relógio. Ele pode exibir as informações em números ou gráficos, mostrando a evolução do usuário.
  • 16. AfterLight

    16 /42(Divulgação/AfterLight)

    Pago, em inglês, para Android e iOS O AfterLight dá mais opções de edição do que a maioria de seus concorrentes. Além de oferecer filtros para serem aplicados às imagens, ele ainda permite cortes com formas geométricas, aplicação de texturas e diferentes bordas. Depois de ajustada, a imagem pode ser exportada do app em diferentes resoluções ou então compartilhada em diversas redes sociais.O app é pago e custa 0,99 dólar.
  • 17. Two Dots

    17 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android, iPhone e iPad O Two Dots é um jogo bastante simples e divertido. Ele é feito pela mesma empresa que fazia o Dots, que foi sucesso para Android e iOS. No Two Dots, é preciso ligar bolinhas de uma mesma cor e cumprir objetivos estabelecidos pelo jogo. São mais de uma centena de fases pelas quais o jogador é desafiado.O jogo mostra em quais níveis estão seus amigos e faz um ranking comparando o desempenho de todos eles.
  • 18. Sunrise Calendar

    18 /42(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e na web O calendário Sunrise, velho conhecido dos usuários de iPhone e iPad, chegou neste ano ao Android e à web. Ele se destaca por ser prático, elegante e rico em recursos. O app se conecta a serviços como Google, Facebook, Twitter e LinkedIn. Pode mostrar o local de um compromisso num mapa e exibir a foto da pessoa com quem você vai se reunir (obtida em alguma rede social), por exemplo.
  • 19. Estar

    19 /42(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android O Estar quer ajudar com um dos grandes dramas dos usuários de smartphones: a autonomia da bateria. Para isso, ele mostra quais são os apps instalados que estão gastando mais bateria e dá dicas de como extender a vida da bateria. "Feche Facebook para ganhar mais 13 minutos", por exemplo. Ele ainda dá dicas de quais apps disponíveis na loja do Google são mais econômicos.
  • 20. IFTTT

    20 /42(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad O IFTTT (“If This Than That”, “Se Isto Então Aquilo”) conecta serviços online e recursos do smartphone, que passam a trabalhar juntos. Três exemplos: se eu receber uma mensagem pelo Gmail, emitir um alerta no celular; se eu fotografar com o Instagram, copiar a foto para o Dropbox (ou Google Drive, SkyDrive, Evernote...); se eu publicar um comentário no Facebook, reproduzi-lo no Twitter. Há mais de cem mil receitas prontas como essas e o usuário pode criar outras. O app é velho conhecido dos usuários de iOS, mas chegou somente neste ano para Android.
  • 21. CamScanner

    21 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e Windows Phone CamScanner transforma seu celular ou tablet em scanner. Ele permite digitalizar documentos com a câmera e armazená-los no formato PDF.O app ainda tem um recurso de reconhecimento óptico de caracteres, que extrai os textos existentes no documento para que possam ser pesquisados. Ele funciona em português. Mas, em nossos testes, o reconhecimento falhou no caso de letras muito pequenas.
  • 22. Mailbox

    22 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O Mailbox é uma boa opção de cliente de e-mail para quem não quer usar o app do Gmail no Android. O app, que foi comprado pelo Dropbox, lançou uma versão para Android somente neste ano. Ele é direcionado para maníacos por uma caixa de entrada organizada (eu mesmo estou nesse grupo!).Nele, o usuário vê a lista de mensagens do Gmail e pode apagá-las, arquivá-las ou adiar a leitura deslizando o dedo para um dos lados.O app é mesmo prático. Mas, para quem já tem milhares de mensagens no Gmail, zerar a caixa de entrada é uma tarefa difícil.
  • 23. Yummly Recipes & Recipe Box

    23 /42(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad O Yummly é uma boa dica para quem gosta de cozinhar. Ele traz diversas receitas para quem quer fazer uma refeição, mas tem pouca criatividade na cozinha. É possível selecionar suas receitas preferidas. O app usa os favoritos para sugerir novas comidas. Se o usuário é vegetariano e seleciona muitas receitas sem carne, o app entende isso e continua sugerindo apenas receitas desse tipo. Um dos problemas é que ele é completamente em inglês, o que pode gerar confusão para entender os ingredientes ou encontra-los aqui no Brasil.
  • 24. eBay

    24 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O app do eBay não é a coisa mais linda desse mundo. Mas o que importa ali não é a aparência. O eBay chegou oficialmente ao Brasil no meio de 2014. O app conta com tradução (por mais que não seja todo o conteúdo em português), assim como acontece com o site do serviço. Nele, o usuário pode navegar, encontrar produtos e fazer compras.
  • 25. VivaReal

    25 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O portal de imóveis VivaReal tem um bom app. Ele promete ser útil para quem procura um apartamento para comprar ou para alugar. O usuário pode aplicar filtros a ele e visualizar as opções disponíveis em uma lista ou em um mapa, com a localização dos apartamentos.
  • 26. Inbox

    26 /42(EXAME.com/Divulgação)

    Grátis, em português, para Android, iPhone e na web (via Chrome) Inbox by Gmail é um inovador app de e-mail que o Google. Ele exibe as conversas agrupadas por tema ou por contato. Pode-se adiar a exibição de uma mensagem, marcar várias delas como concluídas (o que faz com que sejam movidas para uma área separada) e destacar as mais importantes. Fotos incluídas no e-mail são exibidas na própria caixa de entrada.
  • 27. Airbnb

    27 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e Windows Phone O Airbnb é o famoso app de aluguel de quartos e casas para viajantes. Ele passou por uma reforma visual enorme. A nova versão foi lançada neste ano. Todo o design do app foi alterado, assim como o logo da empresa.No Airbnb é possível encontrar desde casas comuns até excentricidades, como ilhas completas ou castelos, disponíveis para aluguel. Ele é uma alternativa aos tradicionais hóteis em meio a viagens.
  • 28. HERE

    28 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android O HERE é o app do serviço de mapas da Nokia. Ele foi lançado no final deste ano para Android. Uma boa funcionalidade é poder baixar os mapas para consulta offline. Eles são dividos por continentes e países. No Brasil, é preciso baixar cada uma das cinco regiões. O download do país todo ocupa pouco mais de 1 GB na memória do smartphone. Ele é capaz de sugerir caminhos para carros ou usando o transporte público.
  • 29. SwiftKey

    29 /42(Divulgação/SwiftKey)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O SwiftKey é um teclado inteligente, que monitora o que o usuário escreve e aprende sobre seus hábitos de escrita. Com base nisso, ele sugere palavras para completar a frase e, assim, agilizar a digitação. Neste ano, a empresa passou a cobrar apenas por novos visuais para o teclado inteligente. Antes, era precisa pegar pelo app.
  • 30. Facebook Groups

    30 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone O Facebook lançou, neste ano, seu app específico para acesso aos grupos da rede social. No Facebook Groups, você vê todos os grupos de que participa juntos, com as respectivas notificações. Assim, fica fácil interagir neles e sair de grupos que não interessam mais. O app também tem uma seção Descobrir, que exibe sugestões de grupos similares àqueles de que você já faz parte. O Groups funciona bem. Mas suspeitamos que, depois de lançá-lo, o Facebook pode remover o gerenciamento de grupos de seu app principal, como aconteceu com o recurso de mensagens.
  • 31. Lumosity

    31 /42(EXAME.com)

    Grátis (com assinatura paga), em inglês, para Android, iPhone e na web O Lumosity oferece uma série de joguinhos criados para exercitar a mente. A ideia é praticar durante uns 15 minutos, três ou quatro vezes por semana. Essa prática deve ajudar a pessoa a desenvolver raciocínio, memória, capacidade de concentração e outras habilidades mentais. Há alguns exercícios gratuitos no app. Para ter acesso a todos eles, paga-se uma assinatura mensal de 11,99 dólares.
  • 32. Retrica

    32 /42(Divulgação/Retrica)

    Grátis, em inglês, para Android e iPhone O Retrica é um aplicativo parecido com o Instagram. A sua grande vantagem é a enorme quantidade de filtros para serem aplicados sobre as fotos. Ele oferece 80 filtros diferentes (25 deles são fornecidos após um pagamento dentro do app, por 4,55 reais).Dentro do app é possível compartilhar as fotos em qualquer rede social. Outra boa ferramenta do Retrica é a que permite fazer montagens com diversas fotografias batidas no aplicativo. O usuário pode escolher a quantidade de fotos e ajustar as bordas.
  • 33. Volp

    33 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android, iPhone e na web O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) já estava disponível para consultas no site da Academia Brasileira de Letras. Neste ano, ele ganhou seu próprio aplicativo para smartphones.  É a fonte oficial para conferir a grafia correta de palavras com e sem hífen. Considerando a complexidade da língua portuguesa, essa é uma ferramenta indispensável para esclarecer dúvidas na hora de escrever qualquer texto importante.
  • 34. Timehop

    34 /42(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad O Timehop se conecta às redes sociais e mostra o que o usuário postou naquele mesmo dia em outros anos. Ele é de grande ajuda para o pessoal mais nostálgico que gosta da Throwback Thursday (quinta-feira das antigas). Dentro do app é possível compartilhar as mensagens que já haviam sido publicadas.
  • 35. Unclouded

    35 /42(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android O Unclouded é uma mão na roda para deixar a sua nuvem pessoal em ordem. Ele se conecta ao Google Drive e ao Dropbox e mostra arquivos duplicados, mais antigos e até o que estiver na sua lixeira da nuvem.O Unclouded também mostra estatísticas como espaço livre e espaço consumido. Ele pode ajudar o usuário a limpar arquivos desnecessários ou velhos. Com isso, é possível ganhar de volta alguns megabytes de espaço para armazenamento.
  • 36. Secret

    36 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone Secret é um o app que permite publicar segredos anonimamente. O app permite compartilhar textos e fotos com os contatos sem se identificar.Quando um amigo curte uma mensagem, ela é propagada também para os contatos dele.Ele também tem versão para iOS. Depois de um processo na justiça, no entanto, ele foi removido da loja virtual da Apple no Brasil.
  • 37. Veja São Paulo

    37 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone O app da revista Veja São Paulo para smartphones passou por uma reforma geral e ficou mais prático e elegante. Ele traz a programação de cinema, teatro e shows, e também dicas sobre bares, restaurantes, hotéis e passeios. É útil tanto para quem mora em São Paulo como para viajantes em visita à cidade. O app é publicado pela Abril, também dona de EXAME.com.
  • 38. Link Bubble

    38 /42(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android O Link Bubble foi criado para economizar tempo. Ao clicar num link para a web num aplicativo como o Twitter, o Link Bubble baixa a página em segundo plano. Pode-se continuar usando o app e só ler o conteúdo quando a página já estiver carregada. Com a versão grátis, o usuário pode carregar apenas um link por vez. O Link Bubble Pro, que custa 11,41 reais, não tem limite de páginas simultâneas.
  • 39. SkypeQik

    39 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android, iPhone e Windows Phone Agora até a Microsoft tem um app inspirado no Snapchat. O Skype Qik é uma espécie de Snapchat com foco em vídeo.Com ele, você grava um clipe de vídeo ou escolhe um que tenha gravado previamente. Depois, envia essa videomensagem a um amigo ou a um grupo de amigos.Se algum deles não tiver o Qik instalado, ele vai receber uma mensagem convidando-o a instalar o app. Duas semanas depois, o recado desaparece.
  • 40. Kekanto

    40 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e Windows Phone Seguindo a trilha aberta pelo Foursquare, o Kekanto mostra bares, restaurantes, bancos, postos de gasolina e outros pontos de interesse nas proximidades e permite que o usuário compartilhe avaliações desses locais. O app foi atualizado neste ano e ganhou novidades que facilitam a vida do usuário.
  • 41. Serviço Móvel

    41 /42(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iOS Quer saber qual é a melhor operadora de telefonia celular? O app Serviço Móvel, da Anatel, responde à pergunta. Ele mostra estatísticas de qualidade de conexão de dados e de ligações de voz nos últimos 12 meses.  O app usa o GPS para determinar o município em que o usuário está, mas também é possível indicá-lo numa lista.
  • 42. Agora, veja os apps que testamos nessa semana:

    42 /42(Divulgação / Sony)

  • Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTecnologia da informação

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame