Quem manda nos seus apps? Este usuário do iPhone deixou bem claro
Usuário altera fotos dos aplicativos no iPhone e levanta debate sobre a falta de diversidade na tecnologia
Maria Eduarda Cury
Publicado em 24 de setembro de 2020 às 16h02.
Última atualização em 24 de setembro de 2020 às 19h27.
Uma das principais mudanças que veio com o iOS 14, novo sistema para celulares da Apple , foi a possibilidade de reorganizar e personalizar a tela inicial. E os usuários estão gastando a criatividade para mudar os ícones dos aplicativos que utilizam.
Um exemplo é o usuário do Twitter "mcharo", que utilizou a nova ferramenta para mandar uma mensagem para si próprio.
O dono do iPhone trocou os ícones dos aplicativos que usa para fotos dos presidentes das respectivas empresas, com a intenção de sempre lembrar quem está por trás dos serviços que usa.
https://twitter.com/mcharo/status/1308518819904839680
Jeff Beezos, Mark Zuckerberg, Tim Cook e Daniel Ek são alguns dos nomes que estão com as caras estampadas no iPhone de "mcharo". Além de ser uma forma de lembrar onde está concentrado o poder das grandes empresas de tecnologia, a mudança também levantou uma questão sobre diversidade na área.
Entre todos os ícones mudados, apenas um aplicativo tem a cara de uma mulher estampada. Susan Wojcicki, a CEO do YouTube, é a única mulher a aparecer na tela inicial de "mcharo". Além dela, os únicos homens não brancos que aparecem na imagem são Sundar Pichai, do Gmail, e Tony Xu, da DoorDash.
Em 2020, o número de mulheres na tecnologia nas big techs - Amazon , Apple , Facebook , Google e Microsoft - aumentou para 34,4%, número ainda baixo. No caso de funcionários negros, o número é ainda menor: até maio deste ano, apenas 3,7% dos funcionários do Google eram pessoas negras.
Para alterar o ícone de um aplicativo, basta criar um atalho para o mesmo indo em "Atalhos". Por meio de uma gravação de tela, o usuário demonstrou como alterar o ícone.