Público nos estádios gerou 4,6 mi de comunicações de dados

Número inclui envio de e-mails, fotos e mensagens multimídia. A média foi de 0,5 MB por comunicação de dados, o que dá mais de 2 Petabytes trafegados

São Paulo - O público que compareceu aos estádios nas 16 partidas da Copa das Confederações gerou 1,7 milhão de chamadas de telefonia celular e 4,65 milhões de comunicações de dados, número que inclui envio de e-mails, fotos e mensagens multimídia. A média foi de 0,5 MB por comunicação de dados, o que dá mais de 2 Petabytes trafegados.

Desse total, cerca de 4 milhões de conexões foram feitas nas redes 3G e 650 mil, nas redes 4G. Os números foram fornecidos pelo SindiTelebrasil, entidade que representa as operadoras de telecomunicações.

Final

Na partida final entre Brasil e Espanha, domingo passado no Maracanã, foram completadas 162 mil ligações, com picos às 17h e às 18h, pouco antes de o jogo começar. Entre 17h e 21h, os torcedores realizaram 495 mil comunicações de dados pela rede 3G e 88 mil pela 4G.

A infraestrutura de rede celular interna nos seis estádios da Copa das Confederações foi construída em conjunto pelas teles. Os equipamentos das operadoras ficavam instalados juntos, em uma sala dentro de cada estádio, de onde saíam fibras óticas que se conectavam com antenas de pequeno porte espalhadas pelas arquibancadas, camarotes, corredores, vestiários, praças de alimentação etc. O SindiTelebrasil reitera que a instalação foi feita em tempo recorde.

No caso do Maracanã, aconteceu em 47 dias, quando o ideal seriam 120 dias para a tarefa.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.