Projeto de prédio de ópera tem forma do Yin-Yang
São Paulo – A filosofia do equilíbrio entre o claro e o escuro do Yin-Yang foi a grande inspiração para esse projeto conceito do Busan Opera House, na Coreia do Sul. O escritório Sanzpont Arquitectura foi o responsável pela ideia e está concorrendo com outras propostas para a construção. Além da forma arredondada e fluida, […]
Da Redação
Publicado em 1 de novembro de 2011 às 11h58.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 11h56.
São Paulo – A filosofia do equilíbrio entre o claro e o escuro do Yin-Yang foi a grande inspiração para esse projeto conceito do Busan Opera House, na Coreia do Sul. O escritório Sanzpont Arquitectura foi o responsável pela ideia e está concorrendo com outras propostas para a construção.
Além da forma arredondada e fluida, o prédio tem recursos sustentáveis para colocar o conceito de equilíbrio em prática. Para diminuir as emissões de gases do efeito estufa e regular a temperatura, o teto da construção é todo gramado e as paredes externas possuem painéis solares para produção de energia.
A água da chuva que cai sobre o teto é coletada e usada nos equipamentos sanitários e para irrigar das plantas, que também são regadas com a água que já foi usada e recebeu tratamento. As fachadas ventiladas e sob a sombra criam um ambiente mais fresco, com uma luz solar interna difusa e agradável.
Na parte externa, um espetáculo à parte. Usando a tecnologia LED, de baixo consumo de energia, luzes fluidas e coloridas percorrem as paredes da construção mostrando que, mesmo opostas, as duas partes compõem um todo que permanece em harmonia.