Facebook: a empresa contratou ex-executivos de TV e mídia para supervisionarem sua incursão no ramo de vídeos originais (Dado Ruvic/Reuters)
Da Redação
Publicado em 26 de julho de 2017 às 11h28.
Última atualização em 26 de julho de 2017 às 11h33.
A versão televisiva do Facebook começa a funcionar em meados de agosto após queimar a largada diversas vezes, segundo pessoas com conhecimento do assunto.
A empresa pediu que seus parceiros produzissem os primeiros episódios de seus principais programas, disseram as pessoas. Alguns já terminaram esses programas curtos e de baixo custo.
O Facebook também está financiando programas de ponta com estilo televisivo que serão lançados posteriormente no site, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque os planos não são públicos.
O Facebook originalmente esperava que o projeto estivesse pronto há cerca de um mês, mas demorou mais do que o esperado e ainda podem ocorrer novos atrasos, disseram as pessoas.
A empresa está financiando uma série de programas originais que deverão ser exibidos fora do feed de notícias de um usuário, em uma nova seção de vídeos pensada para entregar à empresa uma fatia maior do mercado de publicidades televisivas, de US$ 70 bilhões.
A nova seção de vídeo oferecerá aos mais de 2 bilhões de usuários da rede social uma mistura de conteúdo roteirizado e gerado por usuários.
O Facebook pretende fazer algo de maior qualidade que o YouTube, da Google, mas não competirá com produtoras de vídeos como Netflix, HBO e Showtime.
Uma porta-voz do Facebook preferiu não comentar.
O Facebook encomendou séries de vídeo baratas e curtas de alguns parceiros de mídia e também está financiando a criação de séries de ponta com tempos de exibição semelhantes aos dos programas da televisão a cabo.
A empresa contratou ex-executivos de TV e mídia para supervisionarem sua incursão no ramo de vídeos originais e continua expandindo essa equipe.
Ao financiar o primeiro conjunto de programas, o Facebook pode oferecer um bom campo de testes para o conteúdo. A empresa não tem planos de financiar programas a longo prazo.