Torcida: se você não estiver no estádio, pode ter sofrido com vizinhos comemorando antes de você (REUTERS/Marcelo del Pozo)
Victor Caputo
Publicado em 20 de agosto de 2016 às 07h00.
São Paulo – Enquanto você espera ansiosamente pelo último lance do jogo, seu vizinho já comemorou a medalha obtida pelo Brasil. Você, muito provavelmente, passou por isso em algum momento da Olimpíada. Isso acontece por causa do atraso na transmissão digital de imagem e som. Mas por que isso acontece?
A explicação é o tempo necessário para o processamento e envio dos dados. A imagem é captada no local da competição, vai até a emissora e depois é enviada aos televisores.
Nesse caminho, dados são codificados, comprimidos e depois enviados. Esse processo consome tempo, o que faz com que haja um atraso no envio. Depois, a distribuição via cabo faz o atraso aumentar mais um pouco. No caso da televisão digital de alta resolução, a demora é ainda maior. É preciso lidar com uma quantidade de dados maior, o que consome mais tempo.
Mas como algumas pessoas comemoram antes? Isso é por causa do sinal analógico. Sem passar por tantos processos, ele é enviado muito mais rapidamente e chega quase instantaneamente à tela do televisor.
Para os mais incomodados com a situação, a solução mais simples é apelar para o bom e velho sinal analógico. A qualidade da imagem será inferior, mas você vai ser o primeiro a gritar. Outra possibilidade é acompanhar o jogo ao mesmo tempo pelo rádio, onde o som chega rapidamente. Você vai ouvir que foi gol ou ponto (e poderá até comemorar), mas terá de esperar um pouquinho para vê-lo na televisão.
Dentre as possibilidades, a pior delas é o streaming pela internet, que chega com atraso maior do que as transmissões digitais de televisão, podendo chegar a dezenas de segundos.