Por que esta empresa de software comprou mais de US$ 1 bi em bitcoins
Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, explicou em entrevista à revista Time por que montou uma posição bilionária no criptoativo
Thiago Lavado
Publicado em 22 de março de 2021 às 14h25.
Última atualização em 22 de março de 2021 às 14h45.
A empresa de Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, teve um "problema" que muitas companhias gostariam de ter em 2020. Diante da pandemia, a empresa especializada em software corporativo viu suas reservas crescerem, com redução de custos e alta demanda pelos serviços.
Com um faturamento de 482 milhões de dólares em 2020 e uma aversão à ajuda trilionária que bancos centrais estavam realizando ao redor do mundo, Saylor, como muitos no universo das criptomoedas, fez as contas e estimou que a desvalorização do dólar seria de 15% ao ano.
Ele explicou em entrevista à revistaTime como em agosto do ano passado tomou a decisão de alocar os fundos da empresa em bitcoin , comprando 21.454 moedas por 250 milhões de dólares. O executivo continou a aumentar a posição, comprando 19.452 bitcoins adicionais por 1 bilhão de dólares. Atualmente são 90.531 bitcoins, avaliados em 5 bilhões de dólares.
O impacto foi sentido nas ações da MicroStrategy, que foi multiplicada por 7 em um ano.
"Se você olhar para março de 2020, eram raras as instituições envolvidas. Nos 12 meses seguintes houve uma avalanche de envolvimento institucional. A MicroStrategy foi a primeira empresa pública que fez investimentos materiais [ em bitcoin ]", disse Saylor à revista americana.
"Mas na sequência veio a Square [ comandada por Jack Dorsey, também CEO do Twitter ]. Seguida pela Tesla [ de Elon Musk ]. Mas elas são a ponta do iceberg. Nós fizemos a conferência "Bitcoin para Corporações" em fevereiro e eu pensei que o comparacimento seria na casa dos milhares. Foram 10.000 pessoas por dia e quebrou nosso servidor de vídeo", afirmou.
Embora Saylor não confirme, a reportagem da Time explica que uma troca de tuítes entre ele e Elon Musk, CEO da Tesla, pode ter impactado a decisão da empresa de comprar 1,5 bilhão de dólares em bitcoin no início deste ano.
"Se você quiser fazer um favor de 100 bilhões de dólares a seus acionistas, converta o formulário de balanço da Tesla de dólar para bitcoin", disse Saylor na resposta, em dezembro.
Para Saylor, investidores e qualquer pessoa procurando um investimento racional no atual momento precisa estimar o índice de expansão monetária para os próximos oito anos.
"É preciso encontrar uma reserva de valor", afirma. "Bitcoin não é especulação, ok? Bitcoin é uma tecnologia nova única, é como o Facebook ou o Google do dinheiro. E cresceu do nada para um valor de 1 trilhão de dólares em 12 anos".