Placas-mãe suportam até seis GPUs para minerar bitcoins
Hardware da ASRock suporta até seis GPUs conectadas em slots PCIe; desempenho do conjunto não chega ao de um hardware dedicado, mas é um começo
Da Redação
Publicado em 18 de novembro de 2013 às 17h46.
Nomes grandes na indústria de hardware parecem ter começado a levar os bitcoins a sério. Exemplo disso é a taiwanesa ASRock, que colocou no mercado dois novos modelos de placa-mãe, ambos com seis slots PCIe e quatro conectores extras de energia ou seja, suporta até seis placas dedicadas simultaneamente.
Os modelos H61 Pro BTC e H81 Pro BTC devem fazer a alegria dos mineradores de bitcoin justamente porque a capacidade de uma placa gráfica é crucial na disputa pela moeda virtual. Assim, quanto mais delas em um só computador, teoricamente maior será a capacidade de resolver problemas matemáticos e de minerar.
A possibilidade de se conectar meia dúzia de GPUs em uma só placa-mãe deve tornar a disputa com os ASIC Rigs mais justa. Seis placas de vídeo AMD Radeon 7970, por exemplo, gerariam até 3.900 MH/s (650 para cada) no papel, a um custo de mais ou menos 2.400 dólares. A quantidade de bitcoins obtidas, no entanto, é dependente da comunidade da qual você faz parte. E vale considerar que a complexidade da mineração diminui consideravelmente, o que requer mais e mais esforço para se obter um resultado.
Ainda é pouco perto de um hardware dedicado, seja ele baseado em ASIC ou FPGA tecnologias que passam dos milhões de MH/s, por um preço alto , mas mostra-se um começo. Ainda há a possibilidade de se conectar vários equipamentos do tipo nas placas-mãe da ASRock, já que, além dos slots PCIe, elas vêm equipadas com dez portas USB 2.0 só lembre-se de usar uma fonte com força suficiente.
Fora os bitcoins, os equipamentos da empresa taiwanesa também podem representar novas possibilidades em termos de SLI e CrossFire. O modelo H61 suporta processadores Intel até da terceira geração (Ivy Bridge), enquanto o modelo H81 aceita chips Haswell. Preços e disponibilidade de ambas no Brasil não foram revelados, mas é provável que fiquem no exterior.