Tecnologia

Pesquisadores criam protótipo de sensor óptico flexível

O protótipo tem baixo custo e fácil montagem e, segundo o pesquisador, "oferece grandes possibilidades em relação de outros instrumentos"

Ciência: com ele se pode avaliar, por exemplo, o grau de amadurecimento da uva (Getty Images)

Ciência: com ele se pode avaliar, por exemplo, o grau de amadurecimento da uva (Getty Images)

E

EFE

Publicado em 9 de dezembro de 2016 às 14h59.

Madri - Uma equipe de pesquisa espanhola criou um sensor óptico flexível que poderá ser utilizado para o controle da qualidade de bebidas e de parâmetros ambientais.

O protótipo, de muito baixo custo e fácil montagem, "oferece grandes possibilidades em relação de outros instrumentos ópticos", destacou o investigador principal do projeto, Carlos Angulo Barrios, no último número da revista "e-Politécnica Investigación e Innovación".

O sensor consiste em um conduíte de onda formada por uma fita maleável na qual se introduz luz procedente de um LED em um de seus extremos.

A luz projetada é detectada no outro extremo mediante o uso de um fotodiodo, explicou o pesquisador, e a flexibilidade da fita permite que a guia possa ser submersa no líquido que se deseja examinar.

Desta forma se pode avaliar, por exemplo, o grau de amadurecimento da uva através da medida do índice de refração de seu suco ou o conteúdo alcoólico das bebidas.

Os materiais para o protótipo - fita, LED e fotodiodo - são de "muito baixo custo e sua montagem é muito simples", já que pode ser realizada por pessoal não qualificado de forma rápida.

Graças a estes atributos, o sensor desenvolvido pela equipe da Universidade Politécnica de Madri pode ser aplicável tanto no setor alimentício, para o controle da qualidade das bebidas, como no setor de meio ambiente, para o controle da qualidade de água.

A criação do sensor se inclui dentro de um projeto beneficiado da Convocação 2015 de Ajudas da Fundação BBVA a Pesquisadores e Criadores Culturais.

Acompanhe tudo sobre:LED

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA