Tecnologia

Pesquisa mostra usuário satisfeito com telefonia fixa

É o que aponta os primeiros resultados da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações, divulgados pela Anatel


	Segundo pesquisa, 43,5% dos entrevistados estão satisfeitos com o serviço residencial de telefonia fixa, 2,9% estão totalmente satisfeitos, 40,7% se mostrou indiferente e 11% estão insatisfeitos
 (Yosep Sugiarto/Stock Exchange)

Segundo pesquisa, 43,5% dos entrevistados estão satisfeitos com o serviço residencial de telefonia fixa, 2,9% estão totalmente satisfeitos, 40,7% se mostrou indiferente e 11% estão insatisfeitos (Yosep Sugiarto/Stock Exchange)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2013 às 09h06.

Brasília - Enquanto os serviços de telefonia e internet móvel estão entres os líderes de reclamações por parte dos usuários, o uso de internet e telefone fixo no país tem deixado apenas uma minoria da população insatisfeita.

Isso é o que aponta os primeiros resultados da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações, divulgados nesta sexta-feira, 19, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A pesquisa foi feita com base em quase 200 mil entrevistas em todos os Estados brasileiros nos dois últimos anos.

Nesta sexta-feira o órgão regulador apresentou os dados de satisfação em relação à telefonia e internet fixas. Os resultados de satisfação com os serviços móveis e sobre TV por assinatura serão divulgados na próxima semana.

Na média de todas as variáveis pesquisadas - atendimento, tarifas e preços, qualidade das ligações ou da velocidade de internet, serviços de manutenção, informações, conta e outros serviços -, o índice geral de satisfação com os serviços fixos residenciais foi de 58,9%. "Não se trata de uma avaliação da qualidade da rede, mas é uma visão da percepção do usuário", afirmou o Superintendente de Serviços Públicos, Roberto Pinto Martins.

A pesquisa mostrou que 43,5% dos entrevistados estão satisfeitos com o serviço residencial de telefonia fixa e 2,9% estão totalmente satisfeitos. Uma fatia considerável de 40,7% se mostrou indiferente à qualidade do serviço fixo e apenas 11% disseram estar insatisfeitos. O outro 1,8% considerou estar totalmente insatisfeito.

Já em relação à banda larga fixa residencial, 32,5% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com o serviço e 19,8% afirmaram ter satisfação plena com a internet fixa. A quantidade de insatisfeitos ficou em 14% e a total insatisfação atingiu 7,9% dos usuários que responderam aos questionários. Restaram ainda 25,9% de entrevistados indiferentes à qualidade da banda larga fixa.

Acompanhe tudo sobre:TelecomunicaçõesConsumidoresPesquisas de mercado

Mais de Tecnologia

IA do TikTok inaugura um mundo de vídeos realistas — mas sem humanos

Primeira liga comercial de luta entre robôs humanoides estreia na China

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo