Tecnologia

Pesquisa mostra que 23% dos americanos não utilizam a internet

Em entrevista ao instituto de pesquisas Parks Associates, 5% dos americanos disseram que não pretendem utilizar a internet - mesmo que o serviço fosse de graça

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h38.

Os americanos ainda são os maiores compradores do planeta, mas mesmo nos Estados Unidos a onda consumista tem seus limites. Exemplo disso está no mercado de internet. O número de novos assinantes tem crescido cada vez mais devagar, um indício de que a expansão do setor pode estar chegando ao fim. É isso que mostra uma pesquisa divulgada ontem pelo instituto Parks Associates, de Dallas.

No ano passado, 64% dos americanos tinham algum tipo de conexão à internet em casa - número pouco acima do registrado em 2004, de 62%. Nos próximos três anos, o crescimento será ainda menor, cerca de 3 pontos percentuais, segundo a pesquisa. Na maior economia do mundo, cerca de 23% da população não utiliza a internet.

A expansão de novas tecnologias costuma esbarrar em obstáculos econômicos, pois nem todos têm condições de arcar com as despesas de assinatura e conta telefônica. Mas o que incomodou os realizadores da pesquisa é o fato de os Estados Unidos ainda terem um público consumidor capaz de pagar por uma conexão, ainda que discada. Por que, então, muitos americanos ainda preferem viver sem internet?

A pergunta foi feita aos próprios americanos, em forma de entrevista. Cerca de 5% deles responderam que nunca teriam internet em casa, mesmo que o serviço fosse de graça. O grupo de saudosistas disse que é possível sobreviver sem internet, utilizando serviços tradicionais, como escrever uma carta ou assistir à televisão. "É difícil imaginar, mas existem pessoas lá fora que não usam e-mail e não fazem buscas no Google", afirma  o diretor da Parks Associate, John Barret, ao site de notícias News.com.

Segundo ele, a pesquisa sugere que existem alguns milhares de americanos para quem a televisão e outras diversões domésticas ainda são mais atrativas. Para convencê-los a usar a internet, uma saída é oferecer produtos e serviços que liguem a mídia tradicional aos computadores.

Mas o que mais surpreendeu os realizadores da pesquisa foi o fato de muitos entrevistados não saberem sequer responder por que motivo não utilizam a internet. Ou seja, não seria por falta de dinheiro ou qualquer outra razão mais clara. "Eles responderam simplesmente que não havia um motivo", diz  Barret.

A internet entre os americanos:

Têm banda larga em casa: 42%

Não têm nenhum tipo de acesso: 23%

Acesso discado em  casa: 22%

Acesso à internet fora de casa: 13%

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok