Tecnologia

Pequeno produtor é o novo desafio da Embrapa

Brasília, 6 de março (Portal EXAME) Uma das mais eficientes empresas públicas do país começa a enfrentar este ano um novo desafio. Trata-se da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), grande provedora de tecnologia para a agropecuária empresarial brasileira e principal responsável, dentro do governo, pela alta competitividade que o setor exibe hoje. A nova […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h31.

Brasília, 6 de março (Portal EXAME) Uma das mais eficientes empresas públicas do país começa a enfrentar este ano um novo desafio. Trata-se da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), grande provedora de tecnologia para a agropecuária empresarial brasileira e principal responsável, dentro do governo, pela alta competitividade que o setor exibe hoje. A nova empreitada consiste em levar tecnologia e competitividade, com a mesma eficiência, também ao pequeno produtor. Já existem tecnologias avançadas para a agricultura familiar, mas é difícil fazer o pequeno produtor adotá-las. Precisamos de novos métodos de difusão , afirma Clayton Campanhola, novo presidente da Embrapa. A dúvida é: terá a companhia fôlego leia-se dinheiro e capital humano para abrir mais uma frente de atuação?

Campanhola é engenheiro agrônomo, doutor pelo Instituto de Economia da Unicamp e funcionário da Embrapa desde 1990. O desafio que ele agora se impõe está afinado com o novo governo. Seu orientador no doutorado, concluído em 1999, foi o ministro responsável pelo programa Fome Zero, José Graziano. O executivo tem consciência da dificuldade que é transformar a agricultura familiar no País: Além da falta de capital, há problemas de transporte, de saúde e de educação básica para a compreensão das novas técnicas .

É um trabalho difícil, mesmo considerando que, dentro do universo de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, a Embrapa é uma potência. Seu orçamento para 2003 deve ser de 732 milhões de reais. São 2 045 cientistas distribuídos por 37 centros de pesquisa. Graças a essa estrutura, os produtores de soja, por exemplo, dispõem hoje de sementes adequadas a ambientes tão diversos quanto o Rio Grande do Sul e o Piauí. Só que a verba já é apertada para os programas em andamento. A Embrapa terá de perseguir as novas metas com gestão mais inteligente, e não com redistribuição de recursos. Seria um erro investir menos na agricultura empresarial para dirigir recursos para a agricultura familiar , afirma André Pessoa, diretor da Agroconsulting, empresa especializada em pesquisas de mercados agrícolas.

A falta de dinheiro não é problema quando o negócio é levar tecnologia ao grande produtor. Afinal, ele pode pagar por ela. A situação muda quando o cliente passa a ser o pequeno produtor e a propriedade familiar. Campanhola quer montar um novo sistema de gestão e venda do conhecimento criado na companhia. Nosso desafio será usar o conhecimento da Embrapa na área de difusão tecnológica, respeitando a capacidade de investimento de cada comunidade , diz o executivo. Eis alguns pontos de seu plano de ação:

  • Atuação geográfica de grupos de difusão de tecnologia;
  • Parceria com o Sebrae;
  • Parceria com outros órgãos públicos;
  • Foco na geração de renda do pequeno produtor, e não no volume de produção;
  • Aproximação de pólos produtores e consumidores;
  • Prioridade para redução de desperdício, cultivo de frutas locais e produção de proteína animal por exemplo, com a criação de caprinos e exploração de seu leite.

    O programa deverá ter início até junho em quatro áreas-piloto, nos estados de Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Há investimentos previstos do Sebrae e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), além de compartilhamento de técnicas de desenvolvimento rural com o governo francês. Resta saber se tudo isso vai mesmo dar certo.

  • Acompanhe tudo sobre:[]

    Mais de Tecnologia

    TikTok diz ter assinado acordos para criar nova joint venture nos EUA

    Meta testa limite de links no Facebook para usuários sem conta verificada

    Dois anos depois, Apple Vision Pro começa a ganhar tração no mercado

    Acordo entre Sony e Tencent resolve disputa sobre jogo acusado de cópia