Tecnologia

‘Passaporte Verde’ tem nova campanha pelo turismo sustentável na Copa

Iniciativa quer aproveitar a Copa do Mundo para sensibilizar e conscientizar as pessoas a fazer compras e escolhas mais responsáveis durante suas viagens

Passaporte verde (Divulgação/CET)

Passaporte verde (Divulgação/CET)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2014 às 07h51.

Eu cuido do meu destino é o slogan da edição 2014 da campanha global Passaporte Verde, que incentiva empresários e viajantes a ter práticas mais sustentáveis e reduzir impactos sobre o meio ambiente.

A iniciativa global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), criada em 2007, conta com a parceria do governo brasileiro, que quer aproveitar a realização da Copa do Mundo no país no mês que vem para sensibilizar e conscientizar as pessoas a fazer compras e escolhas mais responsáveis durante suas viagens.

"O Passaporte Verde traz o termo sustentabilidade para o cidadão comum. Ele possibilita um novo formato de turismo sustentável, ao permitir que todos possam mudar o comportamento com atitudes simples durante as viagens", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Entre as dicas de sustentabilidade elaboradas pela iniciativa, está o Roteiro Passaporte Verde, com 60 opções de passeios nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Já para o setor empresarial, há o Compromisso Passaporte Verde, ferramenta online pela qual estabelecimentos podem fazer auto-avaliação de boas práticas de produção e serviços. Os participantes do processo farão parte de um cadastro que ficará disponível via hotsite e aplicativo para consumidores. 

Ainda fazem parte da campanha: plataforma online de comunicação, com portal interativo, aplicativo móvel e forte divulgação nas redes sociais. A nova identidade visual, criada pelo PNUMA Brasil, será usada mundialmente.

O engajamento de empresários do setor turístico também poderá ser realizado por meio de workshops com práticas ecoeficientes para hotéis, bares e restaurantes. Os eventos acontecerão em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Você confere mais sugestões bacanas de como agir e se comportar nas próximas férias no post Passaporte Verde, publicado em 2012 no blog Sustentável na Prática.

Acompanhe tudo sobre:EsportesMeio ambienteSustentabilidadeFutebolINFOCopa do Mundo

Mais de Tecnologia

Temendo rivais que operam robotáxis, Uber pede lei em defesa dos motoristas humanos

Apple pode paralisar projeto mais ambicioso da OpenAI, dizem analistas

Da 'guerra termonuclear' de Jobs à OpenAI: o novo capítulo da guerra da Apple por seus segredos

Sete funções de IA no celular para facilitar a rotina