Tecnologia

Para impressionar amigos (e inimigos) no CorelDraw

15 dicas para ganhar tempo e produzir ilustrações mais criativas com o aplicativo da Corel

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h19.

A riqueza de recursos do CorelDraw já é bastante conhecida. O aplicativo ganhou o prêmio INFO como o melhor programa gráfico por vários anos consecutivos. Em 2001, ficou com 60% dos votos. Num software com tantos comandos e ferramentas, é comum alguém perder várias horas para descobrir como fazer uma tarefa qualquer. INFO preparou esta coleção de dicas para quem quer explorar melhor os recursos criativos do CorelDraw e ganhar agilidade ao trabalhar com ele. As dicas foram testadas no CorelDraw 10, mas muitas delas funcionam também com as versões anteriores.

1 - Botões na web
Botões sensíveis à passagem do mouse (rollover) podem dar um toque elegante a uma página da web. Um botão assim é formado por três imagens, uma para o estado normal, outra para quando o cursor está sobre ele e uma terceira que é exibida quando se clica nele. Para criar o botão, precisamos gerar essas imagens e mais o script que controla sua exibição no browser. O CorelDraw tem alguns comandos que facilitam essa tarefa. Para ver como eles funcionam, desenhe o formato básico do botão, selecione-o e clique em Effects/Rollover/Create Rollover. O CorelDraw transforma a figura num objeto do tipo Rollover e abre a barra de ferramentas Internet. Nela, clique no botão Edit Rollover. Edite cada um dos três estados do botão para que fique com a aparência desejada. Para alternar entre os estados, use o menu na barra de ferramentas. No campo URL, digite a URL a ser ativada pelo botão. Para ver o resultado, clique no botão Finish Editing Rollover e, em seguida, em Live Preview of Rollovers. Se estiver tudo certo, clique no botão Publish to Web, escolha as opções adequadas e clique em OK. O CorelDraw vai salvar as três imagens e mais o código JavaScript embutido num arquivo HTML.

2 - Mistura 3D
O comando de mistura de objetos (Blend) também pode ser usado em desenhos com aspecto tridimensional. Para ver um exemplo de como isso é feito, comece desenhando dois círculos de tamanhos diferentes. Preencha-os com um gradiente radial, deslocando o centro em 30%. Devem ficar com a aparência de esferas. Desenhe, então, a linha que servirá de guia para mesclar os objetos. Ative a ferramenta de mescla (Interactive Blend Tool). Clique numa das esferas e arraste o mouse até a outra para mesclá-las. Na barra de propriedades, clique no botão Path Properties e escolha New Path. Clique, então, sobre a linha em que deseja posicionar as esferas. Ainda na barra de propriedades, clique no botão Miscellaneous Blend Options e escolha Blend Along Full Path. Na mesma barra, ajuste o número de passos para um preenchimento adequado. Se for necessário, você pode alterar, com o mouse, o tamanho da primeira e da última esfera para que se encaixem melhor. Também pode movimentar os quadrados brancos que aparecem no desenho para fazer ajustes adicionais. No final, selecione a linha que serviu de orientação para a mescla e tecle Ctrl + Page Down para escondê-la sob o desenho.

3 - Sombra j
Um recurso que foi aperfeiçoado no CorelDraw 10 é o de produção de sombras. Um controle de atenuação introduzido nessa versão permite criar sombras mais realistas. Para usá-lo, comece desenhando um objeto qualquer. Ative a ferramenta interativa de sombra (Interactive Drop Shadow) e arraste-a do objeto para fora dele para gerar uma sombra. Na barra de propriedades, ajuste os controles Feathering e Fade para obter a atenuação desejada. Às vezes, ao acrescentar sombra a um objeto tridimensional, pode-se conseguir um formato mais bem definido usando apenas a face frontal como base. Nesse caso, a sombra pode resultar sobreposta a um dos lados. Para corrigir isso, selecione o objeto, clique com o botão direito e escolha a opção Break Drop Shadow Group Apart. Depois, selecione apenas a sombra e envie-a para baixo do objeto teclando Ctrl + Page Down.

4 - Sua mídia
A ferramenta de mídia artística é muito prática para traçar curvas decorativas complexas. Mas não é preciso limitar-se aos gráficos já existentes no painel Artistic Media. Vamos ver como personalizar esse painel incluindo um novo gráfico nele. Insira o CD número 2 do CorelDraw 10 no drive e clique em Window/Dockers/Scrap Book/Browse. No painel, abra o CD e vá navegando pelas pastas de clipart até chegar àquela que contém a figura que você deseja usar. Arraste essa figura para a área de desenho. Selecione-a e, com o mouse, reduza-a até que fique bem pequena. Abra o painel Artistic Media (Window/Dockers/Artistic Media) e arraste a figura até ele. Ela deve ser solta sobre um dos efeitos de pincel (curvas pretas) que aparecem no início da lista. Se você arrastar a figura para uma das fileiras de objetos no final da lista, ela vai ser acrescentada a essa mesma fileira, sem criar uma nova. Soltando a figura sobre o efeito de pincel, o CorelDraw pergunta que efeito você quer criar. Escolha Object Sprayer e clique em OK. Dê um nome para esse gráfico e salve-o. Na barra de ferramentas, mantenha o mouse pressionado sobre o botão de desenho à mão livre e escolha Artistic Media. No menu da barra de propriedades, selecione a figura que você acabou de incluir. Trace uma curva qualquer e veja o resultado.

5 - Retângulo
Para criar um retângulo com as mesmas dimensões da página, basta dar um duplo clique sobre o botão que ativa a ferramenta de retângulos.

6 - Alto relevo
Um efeito com aparência de alto relevo pode ser produzido sobrepondo-se três imagens no CorelDraw. Comece criando um retângulo com a cor de fundo desejada e um letreiro em texto artístico. Para melhores resultados, escolha uma fonte com letras pesadas ou formate o texto em negrito. Selecione o letreiro e pressione Ctrl+D duas vezes para produzir cópias. Você deverá ter três objetos com o mesmo texto. Para eliminar as bordas das letras, selecione os objetos e clique com o botão direito no quadradinho com um X na palheta de cores. Arraste um dos objetos de texto para dentro do retângulo e altere sua cor de preenchimento para branco clicando com o botão esquerdo na palheta de cores. Mude as cores dos outros dois objetos de texto para preto e para a cor de fundo do retângulo, respectivamente. Arrastando com o mouse, posicione os três objetos um sobre o outro, deixando aquele que tem a cor de fundo do retângulo por cima, de modo que fique visível apenas uma fina borda dos demais.

7 - Seleção total
Em vez de usar o comando Edit/Select All para selecionar todos os objetos, você pode seguir um caminho mais rápido. Basta dar um duplo clique sobre o botão que ativa a ferramenta de seleção (Pick Tool), ou teclar Ctrl+A.

8 - Toque na tinta
Se você precisar alterar ligeiramente uma cor - para que fique mais escura ou mais avermelhada, por exemplo - pode fazer isso misturando outras cores a ela. Primeiro, selecione o objeto cuja cor você quer alterar. Depois, mantendo a tecla Ctrl pressionada, clique num dos tons exibidos na palheta de cores para adicionar uma pequena quantidade desse tom ao objeto. Essa técnica também funciona para alterar a cor da borda de um objeto. Mas, neste caso, deve-se clicar no tom modificador com o botão direito do mouse.

9 - Efeito neon
Um letreiro com um aspecto de luz neon pode dar um toque especial a um documento ou página da web. Siga estes passos para criar esse efeito:

1 - Ative a ferramenta de texto, clique na área de desenho, digite o texto e selecione-o. Na barra de propriedades, ajuste o tamanho das letras para 40 pontos e, clicando no botão de alinhamento horizontal, escolha a opção Centralizado.

2 - Clique na ferramenta de bordas (Outline) e escolha um contorno de 16 pontos. Tecle F12 para abrir o painel de ajustes. Na seção Corners, assinale a opção de cantos arredondados e clique em OK. Na palheta de cores, com o botão esquerdo do mouse, clique no quadradinho com um X e, com o direito, na cor branca. Assim, você estará especificando texto sem preenchimento e com borda branca. O texto ficará invisível.

3 - Tecle + para duplicar o texto selecionado. Clicando na ferramenta de bordas, escolha uma borda fina (hairline) para a duplicata. Na palheta, clique em branco com o botão esquerdo e em vermelho com o direito. O texto deve reaparecer na tela com preenchimento branco e borda vermelha.

4 - Com o mouse, selecione os dois textos que estão sobrepostos. Clique em Effects/Blend para abrir o painel de mistura de objetos. No item Number of Steps, especifique 40. Clique Apply (ou tecle Enter). A imagem deve aparecer com o efeito neon. Você pode experimentar variar as cores e a espessura das bordas.

10 - Silhueta
Um efeito que também lembra luz neon, mas sem as bordas arredondadas obtidas na nota anterior, pode ser criado com a ferramenta interativa de silhueta do CorelDraw 10. Para começar, selecione o objeto em que deseja aplicar o efeito. É interessante escolher cores iguais para a borda e o preenchimento desse objeto. Para isso, clique com o botão esquerdo e depois com o direito sobre a mesma cor na palheta. Em seguida, clique no botão de ferramentas interativas e escolha a opção Interactive Contour. Arraste o mouse da borda para fora do objeto para gerar uma silhueta. Na barra de propriedades, especifique um intervalo de passo (offset) pequeno, como 0,5 mm, e um número de passos (steps) grande, como 40. Escolha uma cor diferente da que foi usada no objeto e aplique-a à borda e ao preenchimento do contorno. Esses ajustes vão resultar numa silhueta em gradiente. Ainda na barra de propriedades, clicando no botão Object and Color Acceleration, você pode variar o aspecto final.

11 - Cópias a jato
Cansado de usar os comandos Copy e Paste cada vez que é preciso copiar um objeto? Há alguns atalhos que agilizam essas operações. Para criar uma duplicata sobreposta ao original, selecione-o e pressione a tecla +. Para criar uma duplicata deslocada, pressione Ctrl+D. Para copiar um objeto com o mouse, arraste-o e, sem soltar o botão esquerdo, dê um clique com o botão direito.

12 - Letra elástica
Há uma maneira prática de produzir letreiros com formatos de letras exóticos. O truque é converter o texto em curva e manipulá-lo como se fosse uma figura geométrica. Para experimentar, clique no botão que ativa a ferramenta de texto e, em seguida, na área de desenho. Digite o texto, selecione-o e clique em Arrange/Convert to Curves. Quando selecionadas, as letras convertidas em curvas vão exibir uma série de pontos. Arrastando esses pontos com o mouse, é possível criar distorções bastante radicais.

13 - Uma por vez
Às vezes, é interessante manipular cada letra de um texto artístico individualmente. A maneira mais fácil de fazer isso é criar o texto normalmente e depois quebrá-lo. Para isso, selecione-o e ative o comando Arrange/Break Apart, ou tecle Ctrl+K. Cada letra passará a ser um objeto.

14 - Réguas
Para deslocar as réguas na janela do aplicativo, mantenha a tecla Shift pressionada e arraste-as com o mouse.

15 - Xi, errei
Você está traçando uma longa curva com a ferramenta de desenho à mão livre. A mão treme no final e a curva sai errada. Não é preciso desfazer a operação inteira e recomeçar do zero. Sem soltar o botão do mouse, pressione a tecla Shift e volte com o cursor pela curva traçada para apagar aquele trecho. Ainda mantendo o botão do mouse pressionado, solte a tecla Shift e refaça a parte apagada.

Veja outras dicas sobre aplicativos em www.uol.com.br/ info/aberto/dicas

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

EUA rotula Tencent como "empresa militar chinesa"; ações caem até 9,8%

CES 2025: Rokid apresenta óculos AR para substituir smartphones

XPeng e Volkswagen anunciam expansão de rede ultrarrápida

China inaugura projeto pioneiro em energia sustentável