Tecnologia

Papa Francisco é líder mundial mais influente do Twitter

Pesquisa Twiplomacy mostra que, apesar de não ser o mais seguido, o papa Francisco é o líder mundial mais influente do Twitter. Veja mais dados


	Papa Francisco: pontífice é identificado como líder mundial mais influente do Twitter
 (Giampiero Sposito/Reuters)

Papa Francisco: pontífice é identificado como líder mundial mais influente do Twitter (Giampiero Sposito/Reuters)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 28 de abril de 2015 às 17h24.

São Paulo – O papa Francisco é o líder mundial mais influente do Twitter. A informação foi divulgada com a pesquisa Twiplomacy, que analisa o uso da rede social entre líderes do mundo todo.

Apesar de não ser o mais seguido entre eles, o papa Francisco é aquele com maior número de retuítes. O pontífice conta com 20 milhões de seguidores entre suas nove contas de Twitter – ele tem contas separadas para publicar em idiomas diferentes. Ele já havia sido identificado como líder mundial mais influente do Twitter na mesma pesquisa do ano passado.

O campeão no número de seguidores é o presidente americano Barack Obama. Ele tem 57 milhões de seguidores. Obama é também o líder mundial com conta mais antiga na rede social. Em 5 de março de 2007, quando ainda era somente senador, Obama criou sua conta.

Outro líder com conta desde 2007 na rede é o presidente mexicano Enrique Peña Nieto. Ele também se destaca como líder da América Latina com mais seguidores.

A presidente brasileira Dilma Rousseff está em quarto lugar no ranking latino-americano. Ela perde para o presidente colombiano Juan Manuel Santos e para a presidente argentina Cristina Kirchner.

O estudo foi feito pela consultoria de comunicação Burson-Marsteller. Foram analisadas 669 contas do Twitter em 166 países. “Este estudo mostra que os governos estão cada vez mais profissionais no uso das redes sociais”, disse Ramiro Prudencio, CEO da Burson-Marsteller na América Latina, em um comunicado oficial.

Se para usuários comuns o Twitter parece ter perdido apelo frente ao Facebook, entre os líderes mundiais ele ainda é bem usado. Ao redor do mundo, 86% dos governos têm contas no microblog. Entre os chefes de estado, 70% têm uma conta pessoal.

A maior parte dos países que não tem conta na rede social são localizados na África e na região da Ásia-Pacífico.

Por outro lado, é da África o presidente que mais interage com seus seguidores. Entre as publicações de Paul Kagame, presidente de Ruanda, 86% são respostas a seus seguidores.

A pesquisa foi concluída no dia 24 de março deste ano. Nesse dia, os líderes mundiais registraram 2,6 milhões de tuítes publicados. Somando a audiência de todas as contas, são mais de 212 milhões de seguidores. A pesquisa pode ser vista em detalhes neste site.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaBarack ObamaCristina KirchnerDilma RousseffEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetPapa FranciscoPapasPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRedes sociaisTwitter

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia