Tecnologia

Página? É com o PageMaker

A versão 7.0 é sob medida para pequenas empresas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h20.

Nove entre dez birôs de produção gráfica usavam o PageMaker anos atrás. Com o passar do tempo, o programa foi engolido pela concorrência. Catorze anos depois de sua primeira versão, o PageMaker, da Adobe, está fora do mercado profissional. A versão 7.0 tem a mira voltada para pequenas empresas e profissionais interessados em produzir seus impressos, usuários atendidos hoje por produtos como o Publisher, da Microsoft.

No atual campo de batalha, o PageMaker está em desvantagem em dois aspectos: preço e facilidade de uso. Enquanto o Publi-sher custa em torno de 200 reais, o PageMaker sai por pouco mais de 1400 dólares. Sem assistentes e instruções para a execução de tarefas, também exige tempo de aprendizado maior que seu competidor.

Em compensação, quem passa por cima desses obstáculos encontra ferramentas mais sofisticadas e completas para o desenho de páginas para publicação e distribuição eletrônica como a geração de documentos no formato PDF, uma necessidade cada vez mais freqüente no ambiente empresarial. De olho no mercado de livros eletrônicos, a Adobe ainda incorporou ao gerador de PDF do PageMaker 7.0 o suporte a marcas de formatação. Esses tags garantem que o layout das publicações seja reconfigurado para leitura em telas de PCs, notebooks, handheld PC e palmtops.

Ideal para a criação de malas-diretas e catálogos, a mesclagem de dados permite a personalização variável de documentos com base em informações contidas em planilhas ou armazenadas em banco de dados nos formatos CSV (Comma Separated Value) ou separados por marcas de tabulação.

O PageMaker importa arquivos nativos do Photoshop 6.0, Illustrator 9.0 e Acrobat 5.0. O pacote inclui ainda o Distiller, programa para a conversão de arquivos PostScript em PDF, e o organizador de fontes Type Manager.


PageMaker 7.0

Fabricante

Adobe

Plataforma

Windows(1)

O que é:
programa de editoração eletrônica para pequenas empresas

Pró:
geração de PDF e mescla de dados com planilhas e bancos de dados

Contra:
preço alto

Facilidade de uso


Ferramentas de
criação e edição


Recursos de
publicação


Extras


Avaliação final(2)


Preço (R$)

1 444(3)

Onde encontrar

Adobe

www.adobe.com.br

0800-161009

PÉSSIMO

FRACO

REGULAR

BOM

ÓTIMO

(1) Disponível também para Mac OS (2) Média ponderada considerando os seguintes itens e respectivos pesos: Facilidade de uso (15%), Ferramentas de criação e edição (35%); Recursos de publicação (35%) e Extras (15%) (3) Preço sugerido pelo fabricante, convertido pela cotação do dólar a 2,5610 reais
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Foguete da Toyota? Entenda por que a fabricante do Corolla está mirando o espaço

Investimento de US$ 1 bi da Apple não resolve proibição do iPhone 16 na Indonésia

MPF oficia Meta para saber se mudanças na política de checagem de fatos se aplicam ao Brasil

Irmã de Sam Altman acusa CEO de abuso; familia alega preocupações com a saúde mental de Annie Altman