Os melhores livros de tecnologia de 2012
Uma seleção de oito bons livros sobre tecnologia, internet e inovação publicados neste ano
Maurício Grego
Publicado em 18 de dezembro de 2012 às 13h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h13.
São Paulo — Quer um livro inspirador para ler neste final de ano? EXAME.com fez uma lista de oito ótimos títulos relacionados com tecnologia , internet e inovação lançados em 2012. Os cinco primeiros foram originalmente publicados em outras línguas e ganharam versões em português ao longo do ano. Os outros três estão em inglês e foram lançados em 2012. Clique nas fotos para ver nossa seleção.
Como a Empresa Mais Admirada (e Secreta) do Mundo Realmente Funciona Adam Lashinsky Ed. Saraiva O jornalista Adam Lashinsky traça um retrato nada açucarado da Apple sob o comando de Steve Jobs. Ele mostra como a empresa vai na contramão de muitas práticas recomendadas de gestão. É sigilosa numa época em que muitos pregam a transparência. Longe de possuir poder, seus funcionários operam numa faixa restrita de responsabilidade. Espera-se que sigam ordens; não que ofereçam opiniões. Em muitos aspectos, é o oposto do que acontece no vizinho Google. Mas o modelo Jobs triunfou, é claro. O livro de Lashinsky ajuda a entender por quê.
O jeito Jeff Bezos de revolucionar mercados com apenas um clique Richard L. Brandt Ed. Saraiva Agressivo e destemido são dois adjetivos que se aplicam muito bem ao Jeff Bezos retratado pelo jornalista Richard L. Brandt. Num livro escrito à revelia de Bezos – que não deu entrevista ao autor – ele conta como a Amazon sobreviveu ao estouro da bolha da internet e se tornou a mais poderosa empresa de varejo online no mundo. O título em inglês, “One click: Jeff Bezos and the rise of Amazon.com”, destaca a invenção da compra com clique único, que a Amazon patenteou e licenciou para empresas como a Apple.
Do Telefone à Internet, da AT&T ao Google Tim Wu Ed. Jorge Zahar Tim Wu aborda a evolução dos meios de comunicação desde o início do século XX e procura demonstrar que esse avanço se dá em ciclos. Para ele, todo novo meio começa com ingredientes de transgressão e liberdade. Conforme se expande, vai sendo dominado por grandes empresas – da AT&T ao Google, como diz o subtítulo. A tese é questionável. Mas é uma reflexão oportuna num momento em que o Brasil discute a aprovação do Marco Civil da Internet, que pretende regulamentar o uso da rede.
Lições do playground corporativo mais criativo do mundo Bill Capodagli e Lynn Jackson Ed. Saraiva A empresa que criou sucessos como "Monstros S.A.", "Procurando Nemo" e "Carros" tem muito a ensinar sobre criatividade e inovação . Neste livro, Bill Capodagli e Lynn Jackson contam a história da Pixar desde seu início em 1979 – como uma divisão da Lucas Film que, depois, seria comprada por Steve Jobs – até se tornar um dos principais estúdios de animação do planeta. Os cofundadores Ed Catmull e John Lasseter contribuem com entrevistas no livro.
The New Industrial Revolution Chris Anderson Ed. Crown Business Ferramentas de design baratas, impressoras 3D e terceirização da produção – para Chis Anderson, diretor da revista Wired, esses ingredientes estão provocando uma nova revolução industrial. Um empreendedor habilidoso pode criar um objeto no computador, produzir protótipos em sua impressora 3D e contratar uma empresa (chinesa ou não) para fabricá-lo. E um novo negócio acaba de nascer sem que seja necessário investir numa fábrica. É um cenário real nos Estados Unidos. No Brasil, a burocracia e as barreiras tarifárias tornam as coisas mais difíceis. Mas os muitos casos citados por Anderson mostram que essa é uma tendência que tende a se alastrar.
How Algorithms Came to Rule Our World Christopher Steiner Ed. Portfolio Das buscas do Google às transações na Bovespa, os algoritmos estão em toda parte. Esses procedimentos matemáticos executados em altíssima velocidade pelos computadores já compõem sinfonias, dirigem carros e estudam a superfície de Marte a bordo do jipe-robô Curiosity. Em Wall Street, 60% das compras e vendas de ativos são feitas por algoritmos, sem interferência humana. Christopher Steiner conta a história dos algoritmos desde a antiguidade e aponta oportunidades e benefícios trazidos por eles. Mas também alerta para os riscos: uma falha séria num algoritmo pode até provocar uma tragédia.
How to Face the Digital Future without Fear Ben Hammersley Ed. Hodder & Stoughton O jornalista britânico Ben Hammersley criou uma espécie de guia de viagem para o futuro digital. Seu livro trata do impacto da evolução tecnológica na política, na sociedade, nos negócios e na vida pessoal de cada um. Em cada capítulo, Hammersley apresenta suas reflexões sobre um tema específico, tentando mostrar para onde a tecnologia caminha e que implicações isso traz para as pessoas. É uma leitura agradável e inspiradora.