Exame Logo

Os 30 melhores apps para Android de 2013

30 apps para smartphones e tablets com Android que se destacaram em 2013 pela inovação e pela qualidade

Destaques do ano (Divulgação)

Maurício Grego

Publicado em 20 de dezembro de 2013 às 05h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h21.

São Paulo -- Em 2013, testamos cerca de 300 apps para smartphones e tablets, que resenhamos em nossas galerias de Apps da Semana . Entre eles, escolhemos 30 apps para Android que se destacam pela qualidade e pela inovação. Exceto por um único joguinho educativo, deixamos os games fora da lista. Confira nossa seleção dos melhores apps do ano a seguir.
  • 2. JumpCam

    2 /32(Divulgação)

  • Veja também

    Grátis, em português, para Android e iPhone O JumpCam é um concorrente inovador na disputada área de apps para vídeo. Ele permite juntar, num vídeo, cenas já existentes no smartphone ou filmadas com o próprio app, além de adicionar trilha sonora e efeitos. Mas o mais interessante é que até 30 usuários podem contribuir com cenas para um mesmo vídeo, que fica armazenado na nuvem. Uma turma de amigos, mesmo distantes um do outro, pode gravar um vídeo coletivo dessa maneira.
  • 3. Vine

    3 /32(Divulgação)

  • Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad Lançado neste ano, o Vine, app do Twitter que permite criar vídeos de 6 segundos e compartilhá-los, tornou-se um dos títulos mais populares em sua categoria. O Vine inclui uma ferramenta simples de edição que permite eliminar e reordenar cenas. E é só. A simplicidade é seu maior atrativo.
  • 4. Aprenda Inglês com Duolingo

    4 /32(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O Duolingo conseguiu a façanha de aparecer nas listas de melhores apps do ano do Google e da Apple. Ele ensina inglês de graça por meio de lições com jeito de jogo. O aluno perde corações se responder errado, avança ao completar unidades, e marca seu progresso a cada conquista. O app é custeado por traduções de textos que os próprios alunos fazem como exercício.
  • 5. iTranslate

    5 /32(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android e iPhone O iTranslate é um app de tradução versátil. Ele converte textos entre mais de 70 idiomas. No caso de línguas como chinês, russo, grego e árabe, que usam escritas não latinas, o app mostra também a tradução transliterada para o alfabeto latino. E ele ainda pode falar a frase em voz alta. A versão gratuita não reconhece frases faladas, mas pode-se acrescentar esse recurso por 4,99 dólares.
  • 6. Merriam-Webster Dictionary

    6 /32(Divulgação)

    Grátis, em inglês, para Android, iPhone e iPad O Merriam-Webster é um prático dicionário para quem já fala inglês mas, de vez em quando, tem dúvidas sobre alguma palavra. Além do significado, o app fornece frases com exemplos de uso e sinônimos. Se o smartphone estiver conectado à internet, é possível ouvir a pronúncia. Há um recurso de busca por voz e também um histórico de termos já pesquisados.
  • 7. Instapaper

    7 /32(Divulgação)

    Em português, para Android (6,96 reais) e iPhone/iPad (2,99 dólares; grátis por tempo limitado) O Instapaper permite salvar páginas da web para ler offline, o que pode ser muito útil numa viagem aérea e ao usar um tablet que tem acesso à internet via Wi-Fi apenas. Para escolher um artigo e baixá-lo, usa-se um browser embutido no próprio Instapaper. O app converte o conteúdo em texto simples, eliminando anúncios e menus de navegação, mas mantendo as fotos.
  • 8. Quip

    8 /32(Divulgação)

    Grátis, em inglês, para iPhone/iPad, Android (beta) e na web O Quip é um editor de textos simples e inovador. Ele cria documentos que se ajustam automaticamente ao tamanho da tela onde são vistos. Pode ser usado offline e sincroniza arquivos entre diversos dispositivos. Também inclui um recurso de bate-papo que permite compartilhar os textos. O app f oi lançado neste ano e ainda deve evoluir bastante.
  • 9. XE Currency

    9 /32(Divulgação)

    Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e outros O XE Currency é um conversor de moedas prático e completo. O usuário seleciona uma moeda de referência que fica sempre em destaque no alto. Também escolhe as outras moedas que vão aparecer abaixo, o número de casas decimais, a frequência de atualização das cotações e outros detalhes. O app ainda mostra gráficos com a evolução das taxas de câmbio.
  • 10. Mandic magiC

    10 /32(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android e iPhone O Mandic magiC, que chegou neste ano ao Android, ajuda a descobrir a senha de hotspots Wi-Fi públicos. Essas senhas são fornecidas pelos próprios usuários. Para compartilhar, basta abrir o Mandic magiC, fazer um check-in e fornecer alguns dados. Quando outra pessoa for ao mesmo local, poderá obter a senha no app em vez de ter de perguntar aos responsáveis pela rede.
  • 11. MagicPlan

    11 /32(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O MagicPlan desenha a planta baixa de um imóvel de forma quase automática. Para isso, o usuário deve captar imagens do local e assinalar cantos e portas. Depois de registrar todos os cômodos, basta posicioná-los na planta geral. A versão grátis permite criar um único projeto e exportá-lo em formato PDF ou JPEG. Planos pagos possibilitam desenhar mais plantas e exportá-las nos formatos do AutoCAD e do SketchUp.
  • 12. HootSuite

    12 /32(Divulgação/Divulgação)

    Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e web O HootSuite é uma espécie de central de controle para múltiplas redes sociais. Pode ser usado por profissionais, grupos de trabalho e empresas para divulgar uma marca na internet. O app gerencia contas no Facebook, Twitter, LinkedIn e Foursquare. Uma de suas funções mais úteis é o agendamento de publicações. Ele também fornece estatísticas de cliques, encurta URLs e permite rastrear palavras-chave.
  • 13. GroupMe

    13 /32(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas O GroupMe, da Microsoft, é uma ótima ferramenta para manter contato com um grupo de amigos ou de trabalho. Ele permite trocar mensagens com todo o grupo numa só operação. O app usa tanto a internet como o SMS para envio das mensagens. Assim, até pessoas que têm celulares simples podem participar da conversa. E ainda há recursos para compartilhamento de fotos e localização.
  • 14. Snapchat

    14 /32(Divulgação)

    Grátis, em inglês, para iPhone e Android Lançado em fevereiro, o Snapchat virou mania em muitos países, somando 350 milhões de fotos transferidas por dia. A ideia é compartilhar uma foto com alguém por, no máximo, 10 segundos. Depois disso, a foto evapora. A volatilidade encoraja o envio de fotos picantes. Se a pessoa que recebe capturar uma imagem da tela para guardar, o remetente é avisado.
  • 15. Viber

    15 /32(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android, iPhone e outras plataformas O app de telefonia e mensagens Viber agora faz ligações para telefones comuns. É mais uma opção para fazer telefonemas internacionais pagando pouco. As tarifas, que variam conforme o país para onde se telefona, começam em 4,5 centavos por minuto. Ligações, mensagens de texto e envio de fotos para outros usuários do Viber continuam sendo gratuitos.
  • 16. Tinder

    16 /32(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android e iPhone O Tinder faz sucesso entre pessoas que buscam parceiros para encontros casuais que vão além da amizade. O usuário especifica idade, sexo e localização de quem quer conhecer. O app mostra fotos de pessoas que atendem a esses critérios. Basta, então, escolher as preferidas. Se o interesse for mútuo, pode-se entrar em contato por meio de um sistema de bate-papo. Senão, a pessoa que despertou atração nem fica sabendo que foi selecionada.
  • 17. Todoist

    17 /32(Divulgação)

    Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas O Todoist é um gerenciador de tarefas bastante completo. Nele, é possível definir prazos e prioridades, que são identificadas por cores. Os itens podem ser agrupados em projetos e subprojetos. O Todoist está disponível para diversas plataformas e sincroniza dados entre elas. Por 29 dólares anuais, pode-se contratar uma conta premium com recursos como avisos via SMS e e-mail. Uma coisa chata é que os recursos da versão paga aparecem na gratuita, embora não funcionem nela.
  • 18. Trello

    18 /32(Trello/Divulgação)

    Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad, tablets com Windows 8 e web O Trello é uma ferramenta versátil para gerenciar tarefas e projetos individuais ou em grupo. Também pode ser empregado como um superbloco de notas. O app cria quadros onde ficam cartões correspondentes a cada tarefa ou anotação. Basta tocar num deles para ver detalhes, inserir comentários, ajustar prazos ou anexar arquivos. O app é grátis, mas há planos pagos que oferecem recursos adicionais.
  • 19. Map my Ride

    19 /32(Divulgação)

    Grátis, em inglês, para Android, iPhone e BlackBerry O app para ciclistas Map My Ride permite registrar um percurso de bicicleta e compartilhá-lo. Também possibilita consultar rotas de bicicleta e de corrida em dezenas de países. Durante a pedalada, avisos falados (em inglês) informam a distância percorrida e o tempo. O esportista ainda pode estabelecer objetivos e ouvir frases de incentivo (também em inglês) enquanto pedala. O Map My Ride é grátis mas há opções de assinatura paga que acrescentam recursos extras.
  • 20. RunKeeper

    20 /32(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Com mais de 25 milhões de usuários, o RunKeeper é um dos aplicativos mais populares entre os corredores. Ele permite registrar corridas, caminhadas e percursos de bicicleta. O atleta pode estabelecer objetivos e avaliar seu progresso nos treinamentos. Se você acaba de bater um recorde, pode compartilhar a façanha no Facebook e no Twitter.
  • 21. Yahoo! Tempo

    21 /32(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android e iPhone O elegante app Yahoo! Tempo mescla as informações meteorológicas com fotos do local provenientes do Flickr. Girando-se o smartphone para a posição paisagem, a imagem é exibida na tela inteira. Deslizando-se o dedo para cima, surgem detalhes numa tabela, um mapa com a localização da cidade e gráficos que indicam a velocidade do vento, os horários de nascer e por do sol e o volume de chuva esperado.
  • 22. Windfinder

    22 /32(Divulgação)

    Em português, para Android ( grátis / 4,30 reais ), iPhone ( grátis / 1,99 dólar ) e Windows Phone ( 1,99 dólar ) Winfinder é um ótimo app de meteorologia voltado principalmente para praticantes de surf, kitesurf, vela, windsurf e outros esportes aquáticos. Ele informa a previsão do tempo em intervalos de três horas em 30 mil lugares no mundo inteiro. Fornece velocidade e direção do vento, altura das ondas, temperatura e condições gerais. A intensidade do vento também pode ser vista num gráfico. A diferença entre as versões paga e gratuita é que a paga não exibe anúncios.
  • 23. Skyscanner

    23 /32(Divulgação)

    Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e outras plataformas O app do serviço de busca de passagens aéreas Skyscanner permite filtrar os voos segundo uma variedade de critérios e ainda permite ver, num gráfico, como o preço das passagens varia conforme a data. Um ponto fraco é que não é possível pesquisar um roteiro de viagem que passe por diversas cidades. É preciso fazer uma busca separada para cada trecho.
  • 24. AirBnB

    24 /32(Divulgação)

    Grátis, em português, para iPhone e Android O AirBnB possibilita encontrar hospedagens alternativas, como casas e apartamentos para aluguel por períodos curtos. O app oferece 250 mil locais de hospedagem em 30 mil cidades de 192 países. Com ele, também é possível oferecer um imóvel para potenciais hóspedes.
  • 25. GPS Navigation & Maps Offline

    25 /32(Divulgação)

    Em português, para iPhone/iPad (2,99 dólares) e Android (2,75 reais) O GPS Navigation & Maps +Offline (chamado ForeverMap 2 no iOS) é um aplicativo de mapas que pode ser usado offline, sem acesso à internet. Assim, não é preciso ficar pagando tarifas de roaming de dados em viagens. O usuário pode baixar o mapa do país quando o smartphone ou tablet estiver conectado via Wi-Fi. Depois, pode localizar endereços e pontos de interesse e traçar rotas até esse lugares.
  • 26. Moovit

    26 /32(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android e iPhone O Moovit é um app de navegação dirigido a quem usa transporte público. Ele traça rotas combinando metrô, trem, ônibus e percursos a pé; e até avisa quando é hora de descer do ônibus ou do trem. No Brasil, ele funciona em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nos testes que fizemos, o app traçou rotas corretamente, mas errou em algumas situações por não ter todas as linhas de ônibus cadastradas.
  • 27. Kekanto

    27 /32(Divulgação)

    Grátis, em português, para Android, iPhone e outras plataformas Seguindo a trilha aberta pelo Foursquare, o Kekanto mostra bares, restaurantes, bancos, postos de gasolina e outros pontos de interesse nas proximidades e permite que o usuário compartilhe avaliações desses locais. O app foi atualizado várias vezes neste ano e ganhou novidades como a possibilidade de escolher entre os pontos de vista de turista e de morador da cidade.
  • 28. Feedly

    28 /32(Divulgação)

    Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad O Feedly é um app de notícias que conquistou usuários e visibilidade após o fim do Google Reader, o agregador de notícias do Google. O Feedly mostra as notícias no formato página de revista popularizado pelo Flipboard, mas também possibilita vê-las numa lista e em outros formatos. Um recurso de busca torna fácil localizar um canal RSS na web e assiná-lo.
  • 29. TED

    29 /32(Divulgação)

    Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad O app do TED é imperdível para os fãs das inspiradoras apresentações rápidas feitas nos eventos TED. No app, é possível pesquisar milhares de palestras usando uma variedade de critérios. Há também listas temáticas sobre assuntos como medicina, música e negócios. Os vídeos são exibidos via streming. Estão em inglês, mas alguns deles possuem legendas opcionais.
  • 30. How to Make Origami

    30 /32(Divulgação)

    Grátis, em inglês, para iPhone/iPad e Android Este belo aplicativo é interessante principalmente para crianças e para os pais encarregados de entretê-las. Como o nome sugere, ele ensina a fazer as tradicionais dobraduras de papel japonesas. Há desde projetos muito simples até uma complicadíssima aranha que pode ser construída em 78 passos. A versão para Android tem 22 lições (o app para iOS vem com oito, mas o usuário pode baixar outras gratuitamente).
  • 31. DragonBox+ Algebra

    31 /32(EXAME.com)

    Em português, para iPhone/iPad (5,99 dólares) e Android (14,81 reais) O DragonBox Algebra é um dos melhores jogos educativos que já analisamos em EXAME.com. Foi criado para ensinar matemática a crianças a partir dos seis anos de idade. Nele, conceitos matemáticos são ensinados por meio de cartas com imagens de bichos, pontos e letras. Os autores criaram também o DragonBox Algebra 12 (para iOS e Android ), dirigido a estudantes com mais de 12 anos.
  • 32. Agora veja os melhores apps para Android de 2013 escolhidos pelo Google:

    32 /32(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidGoogleIndústria eletroeletrônicaRetrospectiva 2013SmartphonesTablets

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame