Os 10 líderes políticos mais populares do Twitter em 2012
75% dos líderes políticos do mundo estão no Twitter; confira nesta galeria os dez mais populares em toda a rede social de microblogs, segundo a consultoria Digital Daya
Gabriela Ruic
Publicado em 2 de janeiro de 2013 às 16h23.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h48.
São Paulo – A classe política mundial está cada dia mais engajada em estreitar os laços com seus cidadãos através das redes sociais . E, de acordo com números da consultoria digital Digital Daya, 75% dos líderes políticos de todo o planeta estão atualmente presentes no Twitter . Um exemplo é o sucesso que o Presidente Barack Obama atingiu no Facebook e Twitter durante sua campanha eleitoral em 2012. Com a imagem na qual aparece abraçando sua esposa, Obama abocanhou o título de foto mais compartilhada da história do Facebook . Já com o tuíte “Four more years” (Mais quatro anos), atingiu o topo entre os mais retuítados do ano no Twitter. “Um total de 123 líderes, dos 164 países do mundo, contam hoje com um perfil na rede social”, disse a empresa em análise dos dados. No relatório, observa ainda um crescimento de 93% em relação ao número de líderes presentes no Twitter em 2010. Confira nesta galeria de imagens quais os dez mais populares em toda a rede social:
Em 2012, o perfil do Presidente Barack Obama ( @BarackObama ) ganhou 15 milhões de seguidores, atingindo a marca de 24 milhões. Atualmente, Obama conta cmo mais de 25 milhões de seguidores.
O segundo líder político mais popular em 2012 é o presidente venezuelano Hugo Chávez ( @chavezcandanga ). Foi através do Twitter que Chávez continuou ativo durante sua campanha pela reeleição ao longo de 2012, diretamente de Cuba, onde cuidava de sua saúde. Seu perfil no Twitter tem, atualmente, 3,8 milhões de seguidores.
O presidente turco ( @cbabdullahgul ), notou a consultoria, foi um dos primeiros líderes a se cadastrarem no Twitter. Em 2012, o presidente ganhou mais de dois milhões de seguidores e se aproximou da marca de 2,63 milhões.
Rania Al Abdullah ( @queenrania ), rainha consorte da Jordânia, ocupa a quarta posição entre os líderes mais populares do ano no Twitter. Em 2012, Rania ganhou mais de um milhão de seguidores, superando a marca de dois milhões.
O primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev ( @MedvedevRussiaE ) é uma novidade no ranking 2012 dos líderes mais populares do Twitter, da consultoria Digital Daya. Ele conta com dois perfis, um em russo e outro em inglês. No primeiro, acumula mais de 1,8 milhão de seguidores. Já no segundo, conta com pouco mais de 480 mil.
Segundo o relatório da Digital Daya, a presidente Dilma ( @dilmabr ) continua na sexta colocação entre os mais populares, onde está desde 2011. Mesmo sem tuítar desde 13 de dezembro de 2011, a presidente conta hoje com mais de 1,7 milhão de seguires.
A presidente argentina é outra líder pioneira na utilização do Twitter. Com seu perfil ativo desde 2010, Cristina aproveita para publicar fotos e se comunicar com seus eleitores. Atualmente, o @CFKArgentina conta com mais de 1,4 milhão de seguidores.
De 2011 para 2012, o presidente colombiano ganhou mais de um milhão de seguidores. Atualmente, seu perfil ( @JuanManSantos ) conta com mais de 1,4 milhão de seguidores.
Apesar de ter assumido a presidência do México apenas em novembro, Enrique Peña Nieto também consta entre os mais populares do Twitter. Atualmente, o perfil de Nieto ( @EPN ) conta com 1,43 milhão de seguidores.
Vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos e líder de Dubai, Sheikh Mohammed ganhou 910 mil seguidores apenas em 2012. Seu perfil, @HHShkMohd, tem hoje pouco mais de 1,38 milhão de seguidores.