Os 10 apps mais baixados no Brasil em 2015
Um relatório da empresa de métricas App Annie mostra quais foram os dez aplicativos mais baixados nas lojas brasileiras do Google e da Apple em 2015
Victor Caputo
Publicado em 27 de janeiro de 2016 às 04h56.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h21.
São Paulo -- A empresa de métricas de aplicativos App Annie divulgou seu relatório sobre 2015. Além de mostrar que o Brasil é um dos países que mais faz download apps no mundo, a consultoria listou os dez mais baixados por aqui no ano passado. A lista é interessante pois soma os downloads nas lojas da Apple e do Google. Adianto que o grande campeão foi o Facebook. Os quatro apps mais baixados são da empresa. Já tínhamos adiantado essa tendência aqui no site com esta matéria. Veja a seguir quais foram os 10 apps mais baixados no Brasil em 2015.
O aplicativo mais baixado de 2015 pelos usuários brasileiros foi o WhatsApp. O app de mensagens instantâneas é um sucesso no país. No ano passado, a empresa lançou algumas novas funções, como backup de conversas usando o Google Drive, além de uma versão web. Vale lembrar que o WhatsApp é controlado pelo Facebook.
O app da rede social Facebook ficou com a segunda colocação. Em 2015, a empresa lançou algumas novidades dentro do aplicativo. A mais significativa foi a chegada dos Instant Articles, que coloca matérias de diversos sites, inclusive EXAME.com, dentro da rede. Com isso, fica muito mais rápido carregar uma página.
Em terceiro lugar vem o Messenger, app dedicado de mensagens do Facebook. Nele, o usuário pode se comunicar com seus amigos da rede social de Mark Zuckerberg.
O aplicativo para compartilhamento de fotos e aplicação de filtros Instagram vem em quarto lugar. Em 2015, ele passou a permitir que usuários utilizem fotos que não sejam quadradas. Caso você não se lembre, o Instagram também faz parte do Facebook. Os quatro apps mais baixados por brasileiros no ano passado, portanto, são todos desenvolvidos pelo Facebook.
Palco MP3 coloca um milhão de músicas no smartphone para seus usuários. O aplicativo é o primeiro desenvolvido por outra empresa que não o Facebook a aparecer na lista. Vale lembrar que a desenvolvedora do app é brasileira.
Na sexta colocação ficou o Antivírus Acelerador & Limpeza (PSafe Total). Ele é um app para manutenção do smartphone. Ele pode ser usado para deletar dados inúteis que estejam ocupando espaço. Ele foi criado pela empresa PSafe.
Mais um app social na lista dos dez mais baixados. O Imo é uma aplicação para troca de mensagens de texto ou realização de conferências por vídeo. Ele conta com algumas funcionalidades divertidas, como stickers que podem ser usados na conversa.
Em sétimo vem outro aplicativo para quem está preocupado em cuidar do desempenho do smartphone. O Clean Master é capaz de lidar com bateria, armazenamento, entre outras coisas.
Em nono lugar está o app do 4Shared. O serviço de compartilhamento de arquivos pela nuvem tem um aplicativo que serve para que pessoas possam acessar a biblioteca a partir de smartphones e tablets.
Em décimo lugar ficou o Snapchat. O aplicativo permite que usuários compartilhem imagens e vídeos. O diferencial é que o conteúdo tem tempo de vida pré definido. Depois, ele não pode mais ser visto pelas outras pessoas. Em 2015, o Snapchat lançou as lentes, que colocavam efeitos especiais sobre os vídeos.