Exame Logo

Orkuti ressuscita Orkut e reúne 150 mil usuários em 4 meses

Criada por brasileiro, rede social Orkuti tem layout e funcionalidades parecidas com as do finado Orkut

Orkuti: rede social criada por brasileiro tem layout e funcionalidades parecidas com as do finado Orkut (Alex Becher/Facebook)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2015 às 08h43.

São Paulo - O Orkut serviu de inspiração para uma rede social que já reúne mais de 150 mil usuários. Batizado de Orkuti, o site conta com mais de 7 mil comunidades. Algumas delas têm mais de 2 mil participantes.

O brasileiro Alex Becher é o fundador do Orkuti. "Não tem nada que seja 100% idêntico, mas tentei manter layout e funcionalidades parecidas", afirmou ele sobre o site em entrevista a EXAME.com.

Jogos como Fazenda Feliz e as opções de temas de fundo para os perfis são algumas das semelhanças da nova rede social com o velho Orkut. Porém, essas semelhanças ainda não foram motivo de dor de cabeça, destaca Becher.

Ele diz que tentou contato com o Google no fim de dezembro para tentar migrar comunidades do Orkut para o Orkuti. Não conseguiu. Entretanto, destaca que não teve nenhum tipo de problema com a empresa para criar o site.

"Os usuários entram em contato comigo tentando migrar conteúdo, mas é impossível: o Google não libera", Becher diz. Ou seja, quem tinha conta no Orkut tem que criar um novo perfil no Orkuti se quiser reviver o passado.

Diferenças

Apesar das semelhanças, o Orkuti também tem diferenças em relação ao Orkut.

Recursos como a página de notificações (que exibe interações de amigos com o usuário) e a página de scraps (repensada para exibir apenas recados deixados por outras pessoas no perfil do usuário) são algumas das novidades.

Por enquanto, o Orkuti não tem publicidade. Mas, no futuro, Becher pretende obter dinheiro com o site por meio de uma lojinha online e de temas de fundo para perfis de usuário patrocinados por grandes empresas.

Outros planos para o futuro são a incorporação de recursos como sorte do dia e playlists com músicas do YouTube (previstos para entrar no ar até junho) e o lançamento do site móvel e dos apps para Android e iOS do Orkuti (previstos para o segundo semestre de 2015).

"Minha meta é bater a marca de 1 milhão de usuários cadastrados até dezembro", revelou Becher.

Orkut

Fora do ar desde 30 de setembro de 2014 (dia de lançamento do Orkuti), o Orkut foi a primeira rede social de muitos brasileiros.

Criado em 2004, o site tinha 4 milhões de usuários em junho do ano passado - segundo dados levantados pela empresa ComScore.

Dono da rede social, o Google decidiu fechá-la em função do crescimento de outros serviços que lhe pertencem - como Blogger, YouTube e Google+.

Veja o vídeo de divulgação do Orkuti:

https://youtube.com/watch?v=Fxaw7PpOb0U

Criada dezembro em 2004, a comunidade para "todos que acham que o dia só começa após o meio-dia" tinha 3,5 milhões de membros sete anos atrás. Hoje, só cerca de 85 mil usuários do Orkut são identificados como participantes.

  • 2. Só mais 5 minutinhos

    2 /8(Getty Images)

  • Veja também

    Dedicada àqueles que gostam de dormir mais um pouquinho, esta comunidade reuniu 1,6 milhão de participantes em três anos de existência. Sete anos depois, o número de membros do grupo estacionou em 2,5 milhões.

  • 3. Eu abro a geladeira para pensar

    3 /8(Getty Images)

  • O estranho nome deste grupo não impediu que ele chegasse a reunir mais de 1 milhão de usuários do Orkut num longínquo 2007. Hoje, são 1,4 milhão de membros na comunidade - que foi criada em 2005. O mecanismo de enquetes foi desativado pelo proprietário.

  • 4. Eu amo fim de semana

    4 /8(Flickr/Tiago Vidal Dutra)

    É difícil não se contagiar com o agradável nome do grupo - que, em 2007, tinha três anos de existência e reunia 2,6 milhões de participantes. Hoje, são 3,1 milhões de membros que ainda interagem por ali - muito embora o registro mais recente de atividade seja do começo do mês de junho.

  • 5. Eu quero um amor pra vida toda

    5 /8(Reuters/Vasily Fedosenko)

    Esta romântica comunidade reunia 1,3 milhão de corações apaixonados sete anos atrás. Com 100 mil usuários a menos, a esperança deu lugar à melancolia no grupo - que teve o mecanismo de criação de enquetes desativado por seu proprietário.

  • 6. Sou legal, não tô te dando mole

    6 /8(Divulgação)

    A comunidade "para homens e mulheres que não desejam que seu carinho educação e gentileza sejam confundidos com uma cantada" tinha 1,4 milhão de integrantes em 2007. É um belo número para um grupo com apenas dois anos de existência, não? Sete anos depois, o número de participantes caiu para apenas pouco mais de 41 mil usuários.

  • 7. Orkut ao vivo

    7 /8(Divulgação)

    Criada em 2011 pelos responsáveis do Orkut para dar uma sobrevida ao site, esta comunidade reuniu cerca de 6 milhões de membros antes de completar um ano de existência. Três anos depois, o crescimento promissor deu lugar a um retrato da estagnação na rede social: o grupo só ganhou 1,1 milhão de membros de lá para cá.

  • 8. Este é Mark Zuckerberg, criador do Facebook

    8 /8(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:GoogleInternetOrkutRedes sociaisSites

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame