Orkuti ressuscita Orkut e reúne 150 mil usuários em 4 meses
Criada por brasileiro, rede social Orkuti tem layout e funcionalidades parecidas com as do finado Orkut
Da Redação
Publicado em 4 de fevereiro de 2015 às 08h43.
São Paulo - O Orkut serviu de inspiração para uma rede social que já reúne mais de 150 mil usuários. Batizado de Orkuti, o site conta com mais de 7 mil comunidades. Algumas delas têm mais de 2 mil participantes.
O brasileiro Alex Becher é o fundador do Orkuti. "Não tem nada que seja 100% idêntico, mas tentei manter layout e funcionalidades parecidas", afirmou ele sobre o site em entrevista a EXAME.com.
Jogos como Fazenda Feliz e as opções de temas de fundo para os perfis são algumas das semelhanças da nova rede social com o velho Orkut. Porém, essas semelhanças ainda não foram motivo de dor de cabeça, destaca Becher.
Ele diz que tentou contato com o Google no fim de dezembro para tentar migrar comunidades do Orkut para o Orkuti. Não conseguiu. Entretanto, destaca que não teve nenhum tipo de problema com a empresa para criar o site.
"Os usuários entram em contato comigo tentando migrar conteúdo, mas é impossível: o Google não libera", Becher diz. Ou seja, quem tinha conta no Orkut tem que criar um novo perfil no Orkuti se quiser reviver o passado.
Diferenças
Apesar das semelhanças, o Orkuti também tem diferenças em relação ao Orkut.
Recursos como a página de notificações (que exibe interações de amigos com o usuário) e a página de scraps (repensada para exibir apenas recados deixados por outras pessoas no perfil do usuário) são algumas das novidades.
Por enquanto, o Orkuti não tem publicidade. Mas, no futuro, Becher pretende obter dinheiro com o site por meio de uma lojinha online e de temas de fundo para perfis de usuário patrocinados por grandes empresas.
Outros planos para o futuro são a incorporação de recursos como sorte do dia e playlists com músicas do YouTube (previstos para entrar no ar até junho) e o lançamento do site móvel e dos apps para Android e iOS do Orkuti (previstos para o segundo semestre de 2015).
"Minha meta é bater a marca de 1 milhão de usuários cadastrados até dezembro", revelou Becher.
Orkut
Fora do ar desde 30 de setembro de 2014 (dia de lançamento do Orkuti), o Orkut foi a primeira rede social de muitos brasileiros.
Criado em 2004, o site tinha 4 milhões de usuários em junho do ano passado - segundo dados levantados pela empresa ComScore.
Dono da rede social, o Google decidiu fechá-la em função do crescimento de outros serviços que lhe pertencem - como Blogger, YouTube e Google+.
Veja o vídeo de divulgação do Orkuti:
https://youtube.com/watch?v=Fxaw7PpOb0U
Criada dezembro em 2004, a comunidade para "todos que acham que o dia só começa após o meio-dia" tinha 3,5 milhões de membros sete anos atrás. Hoje, só cerca de 85 mil usuários do Orkut são identificados como participantes.
Dedicada àqueles que gostam de dormir mais um pouquinho, esta comunidade reuniu 1,6 milhão de participantes em três anos de existência. Sete anos depois, o número de membros do grupo estacionou em 2,5 milhões.
O estranho nome deste grupo não impediu que ele chegasse a reunir mais de 1 milhão de usuários do Orkut num longínquo 2007. Hoje, são 1,4 milhão de membros na comunidade - que foi criada em 2005. O mecanismo de enquetes foi desativado pelo proprietário.
É difícil não se contagiar com o agradável nome do grupo - que, em 2007, tinha três anos de existência e reunia 2,6 milhões de participantes. Hoje, são 3,1 milhões de membros que ainda interagem por ali - muito embora o registro mais recente de atividade seja do começo do mês de junho.
Esta romântica comunidade reunia 1,3 milhão de corações apaixonados sete anos atrás. Com 100 mil usuários a menos, a esperança deu lugar à melancolia no grupo - que teve o mecanismo de criação de enquetes desativado por seu proprietário.
A comunidade "para homens e mulheres que não desejam que seu carinho educação e gentileza sejam confundidos com uma cantada" tinha 1,4 milhão de integrantes em 2007. É um belo número para um grupo com apenas dois anos de existência, não? Sete anos depois, o número de participantes caiu para apenas pouco mais de 41 mil usuários.
Criada em 2011 pelos responsáveis do Orkut para dar uma sobrevida ao site, esta comunidade reuniu cerca de 6 milhões de membros antes de completar um ano de existência. Três anos depois, o crescimento promissor deu lugar a um retrato da estagnação na rede social: o grupo só ganhou 1,1 milhão de membros de lá para cá.