"Roboson de Higgs" se classifica e segue para etapa estadual da Olimpíada de Robótica de SP
Após sete etapas regionais, 120 equipes do estado de São Paulo disputarão vagas para a etapa nacional da Olimpíada
Da Redação
Publicado em 5 de agosto de 2015 às 12h32.
Após sete etapas regionais da Olimpíada Brasileira de Robótica realizadas durante o mês de junho, foram divulgadas as equipes classificadas para a etapa estadual de São Paulo. A competição está marcada para o dia 8 de agosto, no Centro Universitário da FEI, mesmo local onde aconteceram as duas últimas disputas regionais, com cobertura da INFO.
As 120 equipes disputam seis vagas para a etapa nacional da Olimpíada, que acontecerá entre 28 de outubro e 1º de novembro em Uberlândia (MG). As melhores equipes dessa competição, por sua vez, são convidadas a participar a categoria RoboCupJr Rescue A 2015, na Alemanha (ano passado o evento internacional aconteceu em João Pessoa, na Paraíba).
A equipe que participou com o robô Roboson de Higgs na etapa regional da FEI 1, na última sexta (26), foi uma das classificadas, e já prepara mudanças. "Nos últimos dias bolamos um novo projeto para praticamente reconstruir o Roboson", diz Arthur Bucker, 16 anos, aluno do Colégio Santa Cruz, de São Paulo. "Vamos mudar o número de motores e rodas, de dois para quatro, o que vai permitir que o robô gire em seu centro, e não mais nas extremidades, diminuindo as chances de esbarrões. Outra mudança essencial será em relação ao mecanismo e posicionamento da garra, que não estará mais na frente, mas na parte de cima da estrutura".
Batizado em homenagem à famosa partícula, o Roboson teve sua primeira versão construída em apenas uma semana, segundo Arthur, mas agora eles terão um mês para adaptações. "Com o Robson de Higgs 2.0, esperamos ter um resultado melhor na estadual e conseguir assim passar para a nacional".
A equipe organizadora da OBR informou em seu site que na etapa estadual haverá uma premiação extra, levando em conta quesitos como robustez, dedicação, elegância, além de circuitos mais difíceis que a etapa anterior. Falam seus robôs firmes, competitivos, bonitos e com muita garra para concorrer a essas premiações, diz o site.
A classificação para a estadual é proporcional à quantidade de equipes que competiram em cada uma das regionais: Taubaté (4 equipes), São Carlos 1 e 2 (20 e 33 equipes, respectivamente), Campinas (4 equipes), Ourinhos (4 equipes) e FEI 1 e 2 (30 e 25 equipes respectivamente). Cada estado tem uma vaga em cada nível (ensino fundamental,1, e médio, 2) para a etapa nacional, e estados com mais de 40 inscrições de equipes ganham proporcionalmente mais vagas em cada nível. Participam da OBR qualquer aluno do ensino fundamental, médio ou técnico de até 19 anos.
Para conferir o nome de todas as equipes classificadas e participantes, acesse o site da OBR.