Tecnologia

Oficial: Adobe lança editor de código open source Brackets

Voltado para a edição de códigos HTML, JavaScript e CSS, programa open source foi desenvolvido nestas mesmas linguagens e tem versões para Windows, Mac e Linux

Computador: software serve como alternativa aos já conhecidos Sublime, NotePad++, gedit e Atom, entre outros (racheocity / Flickr)

Computador: software serve como alternativa aos já conhecidos Sublime, NotePad++, gedit e Atom, entre outros (racheocity / Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2014 às 10h21.

São Paulo - A Adobe lançou nesta semana a primeira versão finalizada de seu editor Brackets. Voltado para a edição de códigos HTML, JavaScript e CSS, o programa open source foi desenvolvido nestas mesmas linguagens e tem versões para Windows, Mac e Linux.

O software serve como alternativa aos já conhecidos Sublime, NotePad++, gedit e Atom, entre outros, e tem como foco desenvolvedores e web designers. Os destaques ficam para as ferramentas visuais, como a própria empresa ressalta, e os recursos mais interessantes são o Live Preview e o da extensão Extract – esta última ainda em testes.

O primeiro permite que os usuários vejam, em tempo real e no navegador, as mudanças feitas no código de uma página. Já o segundo serve para extrair dados, como cores, fontes, gradientes e camadas, de um arquivo PSD, gerando um novo CSS com as informações.

Fora isso, o Brackets ainda tem suporte a pré-processadores, como LESS e SCSS, e à edição inline. Esta última função permite que você edite um CSS, por exemplo, dentro do HTML mesmo, sem precisar abrir uma nova janela e correr o risco de esquecer onde estava. Para ativá-la, basta colocar o cursor sobre uma tag e apertar Ctrl+E (ou Cmd+E, no Mac).

 

O editor de código já tem várias extensões disponíveis, que pode ser baixadas pelo site da solução. Elas incluem temas e soluções que adicionam suporte a Git e JSHint, permitem esconder trechos já editados do arquivo (fold) ou formatam os documentos JavaScript, HTML e CSS. Uma lista de novidades e das mais usadas está disponível aqui, e novos add-ons e recursos devem ser lançados a cada três ou quatro semanas.

Se estiver interessando, dá para baixar o Brackets por aqui – com ou sem o Extract. O código-fonte dele está disponível no GitHub, sob licença MIT, e qualquer um pode modificá-lo, adaptando a ferramentas às suas necessidades.

//www.youtube.com/embed/cEiORP1uG5I

Acompanhe tudo sobre:AdobeEmpresasempresas-de-tecnologiaProgramadoresSoftware

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China