De acordo com analista, iPhone 5S será o smartphone que virá para substituir o iPhone 5 como dispositivo topo de linha da Apple (Hannah Johnston / Getty Images)
Gabriela Ruic
Publicado em 5 de março de 2013 às 11h22.
São Paulo – Enquanto informações oficiais da Apple não confirmam, e nem desmentem, o possível lançamento de mais de um modelo de iPhone em 2013, um topo de linha e outro mais barato, análises divulgadas nesta semana reforçam este rumor. Em um novo relatório sobre o assunto, publicado no site Mac Rumors, o analista Ming-Chi Kuo, da consultoria KGI Securities, afirmou mais uma vez que a maçã irá anunciar em junho dois smartphones: o iPhone 5S e um aparelho de baixo custo, chamado por Kuo apenas de iPhone 5, assim como o dispositivo atual.
O iPhone 5S seria o natural substituto do iPhone 5 e irá assumir a posição de dispositivo mais avançado da Apple. Segundo previsões de Kuo, o aparelho será feito em alumínio e virá equipado com um chip mais poderoso, o A7. Além disso, contará com uma nova tecnologia em sua câmera que emitirá flash branco ou amarelo, de acordo com as condições de luz no momento da captura da imagem. Um dos destaques do smartphone será a incorporação de um chip no botão Home que irá reconhecer a impressão digital do usuário, tornando o acesso ao dispositivo mais seguro.
Já o aparelho de baixo custo, em tese chamado por ele de iPhone 5, será produzido em fibra de vidro e plástico, materiais que, segundo a análise de Kuo, poderão tornar o smartphone mais leve e fino que modelos concorrentes feitos da mesma forma. Além disso, podem sinalizar a intenção da Apple de desenvolver o aparelho em mais cores diferentes, além dos tradicionais dispositivos em preto e branco.
Ainda em seu relatório, o analista prevê que ambos terão display de 4 polegadas e câmera de 8 MP. O modelo topo de linha terá 7,6 milímetros (mm) de espessura e pesará apenas 112 gramas (g). O iPhone 5 mais barato, em contrapartida, pesará cerca de 130 g e contará com 130 mm de espessura. O iPhone 5S, estima Kuo, custará entre 600 e 700 dólares em sua versão desbloqueada, enquanto que o modelo de baixo custo poderá ser vendido por até 450 dólares.
Segundo o analista, além de lançar modelos com o objetivo de expandir sua presença na categoria de smartphones, a Apple estaria apostando na mudança de outro ponto em sua estratégia: antecipar os lançamentos em relação ao ano passado. Kuo estima que os aparelhos estejam disponíveis no mercado em julho e, ainda de acordo com ele, esta mudança de cronograma poderia ter dois fundamentos.
O primeiro seria evitar o erro, classificado pelo analista como fatal, de atrasar o lançamento do iPhone 5, que aconteceu apenas em setembro de 2012. Este fato, na sua visão, impulsionou que a Samsung, principal rival da Apple, abocanhasse uma participação ainda maior no mercado de smartphones. Outro ponto que teria contribuído para que a Apple antecipasse o anúncio dos aparelhos é porque os dois aparelhos podem ser baseados no modelo atual, o iPhone 5, o que sugere que o tempo de desenvolvimento dos produtos tenha sido reduzido.